Quais são as mais utilizadas no mundo? De acordo com o levantamento da We Are Social e Meltwater, o top 5 redes sociais mais usadas no mundo em 2024 são Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagram e TikTok, com algumas ocupando posições mais elevadas devido à popularidade em países como China (caso do WeChat).
O Threads é a nova rede social do momento, e tudo que se sabe sobre ela, é que é uma espécie de Twitter só que da Meta, empresa de Mark Zuckerberg, que também engloba o Facebook e Instagram. Ao que tudo indica o Threads será o lançamento do ano no quesito redes sociais e interação com o público.
Facebook é a rede social mais utilizada no planeta
Isso significa que 62,3% da população global acessa regularmente as plataformas. A liderança mundial é do Facebook, com impressionantes três bilhões de usuários. O Instagram, com 2 bilhões de usuários, ficou na segunda colocação, tecnicamente empatado com o WhatsApp.
Facebook: apesar da percepção geral, o Facebook continua a ser a plataforma mais popular do mundo para pessoas e profissionais de marketing, com 3 bilhões de usuários ativos por mês. Embora outras redes sociais estejam em forte ascensão, em termos de quota de mercado, essa ainda é considerada a mais relevante.
O Facebook e o TikTok são, atualmente, as redes sociais com o maior número de usuários. Contudo, o Instagram surge em cena como aquela que mais rapidamente cresce, já que, de acordo com dados da plataforma OnlyAccounts, espera-se que o app atinja 1.33 bilhões de usuários ainda este ano.
O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. Entre os entrevistados da nossa pesquisa, percebemos que a popularidade da rede segue crescendo, já que saltou de 84% para 92% o percentual de usuários que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.
Qual a rede social mais utilizada pelos jovens brasileiros?
TikTok é a rede social mais usada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançada na terça-feira (16) revelou que 78% dos usuários de internet entre 9 e 17 anos acessaram algum tipo de rede social em 2021.
De acordo com a pesquisa da RD Station com profissionais de marketing, o Instagram é a melhor rede social para gerar novos negócios e vista como mais relevante para 92,5% deles.
O YouTube continua dominando no topo da lista entre os brasileiros que tem acesso à internet, e se mantem como rede mais utilizada também em 2020 – em 2019 o resultado foi parecido – utilizado por 96% da população brasileira.
Como será o futuro do TikTok? Uma das vantagens de ser conhecido “apenas” como a plataforma de vídeo com danças é que isso abre um leque de oportunidades para o TikTok explorar. Além disso, a rede social já gerou dados suficientes sobre o comportamento dos usuários para ajudá-la a identificar tais oportunidades.