A cor da luz emitida. depende da quantidade de energia liberada. e dos elementos presentes na combustão. Por exemplo, quando madeira queima, o fogo é geralmente amarelo ou laranja, mas quando se adiciona cobre a chama, ela fica verde.
A cor do fogo depende da temperatura em que ele queima
Dependendo do comprimento dessa onda, ela terá uma coloração diferente. O tamanho da onda, por sua vez, depende da quantidade de energia que ela carrega: quanto mais energia, mais curta é a onda. As ondas “menores” são azuis, enquanto ondas “maiores” são vermelhas.
O fogo puro tem cores em função da oxigenação. Onde tem mais oxigênio a chama é mais amarela e onde tem menos oxigênio é azulada. Pode-se colorir a chama queimando sais de diferentes metais resultando em diferentes cores. Simplesmente o fogo não tem cor.
Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria. Se compararmos a chama da vela com a do fogão, qual seria a que emite maior quantidade de calor?
🔶 A cor laranja ou amarela pode indicar problemas, como: combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura, contaminação do queimador ou gás de baixa qualidade. 🔶 Chamas vermelhas indicam uma quantidade desbalanceada de monóxido de carbono, substância nociva à saúde.
Minuto Ciência - Por que as cores da chama são diferentes?
Por que o fogo tem duas cores?
As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.
Quando esses elétrons voltam para um nível fundamental de energia eles emitem uma quantidade de energia absorvida no processo anterior, e assim, essa energia é irradiada na forma de luz, que é uma cor característica de um comprimento de onda, (neste caso os tons de amarelo e vermelho).
À medida que cresce, a sua cor intensifica-se, de modo que uma chama branca brilhante pode arder a 1.400 a 1.500 graus Celsius. No entanto, é o fogo azul que é conhecido por ser o mais quente, com temperaturas que atingem mais de 2.500 graus Celsius.
A parte mais fria de uma chama de difusão (combustão incompleta) será vermelha, mudando para amarelo e branco conforme a temperatura aumenta, conforme evidenciado pelas mudanças no espectro de radiação do corpo negro.
A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.
Fogo é a oxidação rápida de um material (o combustível) no processo químico exotérmico de combustão, liberando calor, luz e vários produtos de reação. Em um determinado ponto da reação de combustão, chamado de ponto de ignição, as chamas são produzidas. A chama é a parte visível do fogo.
São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente. Po isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo a sua superfície. A temperatura continua a subir e, quando chega entre 300 3 400ºC, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas.
Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.
Vejamos alguns dos compostos responsáveis pela coloração dos fogos: Laranja: os sais de cálcio são responsáveis por esta coloração em foguetes. Vermelho: a cor rubra surge da queima de sais de Estrôncio ou carbonato de Lítio. Amarelo: obtido pela queima de Sódio.
Uma chama fria é uma chama com temperatura máxima abaixo de cerca de 400 °C (752 °F). Geralmente, é produzida em uma reação química de uma certa mistura combustível-ar. Ao contrário da chama convencional, a reação não é vigorosa e libera muito pouco calor, luz e dióxido de carbono.
A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza. Marrs Green?
Uma pederneira é um instrumento feito de Sílex (uma rocha sedimentar, constituída a partir do quartzo criptocristalino, um material duro de elevada densidade), que contém magnésio, ou seja, um item específico para fazer fogo.
É por isso que ao colocarmos, por exemplo, o sal de cozinha (Cloreto de sódio – NaCl) na chama, vemos uma coloração amarela intensa, em razão da presença do sódio; enquanto que se colocarmos o sulfato de cobre (CuSO4), o cobre fará com que a chama adquira coloração verde.
A cor laranja ou amarela pode indicar problemas, como: combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura, contaminação do queimador ou gás de baixa qualidade. Chamas vermelhas indicam uma quantidade desbalanceada de monóxido de carbono, substância nociva à saúde.
🔥 É possível notar com clareza as mudanças de cor do fogo principalmente em fogos de artifício, mas que fique claro, não é utilizado corante na produção para isso ocorrer 😅 A cor do fogo pode mudar dependendo do material que ele entra em contato, por exemplo: Para um fogo amarelo é utilizado sal de cozinha, para fogo ...
Fique por dentro então: Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.