A folha de lixa d'água é indicada para superfícies úmidas, enquanto a folha de lixa ferro é mais específica para trabalhos em metais e a folha de lixa para massa e madeira é ideal para superfícies de madeira, gesso e massa corrida.
Lixas mais grossas possuem números menores e são utilizadas para desbaste pesado. Já as lixas de grãos finos possuem números maiores e são utilizadas para dar acabamento.
São três tipos básicos no mercado: lixa massa, para lixamento de parede, lixa madeira, lixa ferro e lixa d'água. Lixa massa: ela serve para nivelar a estrutura (parede) que receberá a tinta; pode ser usada sobre a massa corrida, argamassa e outros materiais. Ideal para usar em paredes que irão receber tinta.
Grão muito fino (150, 180 ou 220): Ideal para processo de semiacabamento. Grão fino (100 ou 120): Ideal para preparar a madeira antes de pintura e envernização. Grão médio (80): Ótimo para lixar superfícies que requerem lixa média a grossa.
A granulometria das lixas para metal varia entre lixas finas (240 a 5000), lixas médias (entre 100 e 200) e lixas grossas (8 a 80). Dependendo do tipo de trabalho, é preciso se atentar ao número de granulação da sua lixa.
100 grãos: nossa Lixa Boomerang 100/180 e o refil Black 100 grit da nossa Lixa de Aço Inox, tem um lado com 100 grãos. Essa gramatura é indicada para modelar as paredes da unha e retirar as bordas livres.
Indicada para remoção de tintas, desbaste de massas plásticas (rápidas e poliéster), preparação e nivelamento de superfícies. Possui uma variedade de grãos que permite desde o desbaste mais pesado até o acabamento e preparação para posterior pintura.
Granulações. As lixas têm graduações, e essa especificação chama-se Grão ou Grana. As numerações dependem do tipo de lixa e até mesmo de cada fabricante, sendo comuns as que vão de 36 até 600. Quanto menor o número, mais grossa será a lixa, e naturalmente, quanto maior, mais fina.
Sua granulação varia de 16 a 3000, que se refere ao número de grãos de areia por centímetro quadrado. Quanto maior a granulação, mais fina ela é. As lixas mais finas são normalmente utilizadas para polimento. Uma lixa 200, por exemplo, é mais indicada para paredes e madeira.
A lixa diamantada conta com grãos de diamante sintético, o que a torna extremamente dura e resistente. Ela é ideal para lixar e polir materiais muito duros, como vidro, cerâmica, porcelanato e pedras naturais, como granito e mármore.
indicada em operações de lixamento na preparação de superfícies, lixamento de seladoras e vernizes. Possui costado de papel leve, ideal para lixamentos manuais ou em máquinas roto-orbitais, e camada especial No-FIl, que reduz o empastamento em operações de lixamento a seco.
A granulação das folhas de lixa d'água pode variar de 676 a 5767676, sendo que quanto maior o número, mais fina é a lixa. A folha de lixa d'água é muito utilizada em trabalhos de pintura, pois proporciona uma superfície lisa e uniforme, pronta para receber a pintura.
Lixa Preta Formato Banana Para Unha Gramatura 180/180 - Santa Clara. ( Avalie agora! ) A lixa banana possui formato anatômico é ideal para dar acabamento em unhas naturais, e também e excelente para dar acabamento ao moldar unhas postiças, lixar na hora de fazer a manutenção de unha de porcelana ou acrygel.
A Folha Lixa Ferro Grão 60 225x275mm possui um costado de pano que proporciona maior resistência, serve para remoção de ferrugem e carepa de laminação, melhorar a ancoragem do fundo ou primer.
Lixa d' Água Grão 400 A Lixa de papel a prova d'água grão 400, utilizada para lixamento a úmido ou a seco. Apresenta alto rendimento quando a lixa permanece imersa na água por algumas horas antes do uso. Aplicação: Para lixamento a úmido ou a seco em Metal, Fibra de vidro, madeira.
Lixa com granulação de 100 a 220: recomendada para envernizamento novo, e serve para remover contaminantes e farpas; Lixa com granulação de 320 a 500: envernizamento novo, servindo para lixar entre demãos para acabamentos finos e para remover farpas.
Para remoção de verniz ou acabamento fino você pode utilizar do 60 ao 80 da numeração e para um acabamento leve, do 100 ao 200. A partir desse número as lixas são utilizadas para acabamentos e polimentos finais.
Tipo de lixa: 240 a 320. Indicado para pintura nova e repintura. Serve para lixamento entre demãos do acabamento com látex semi-brilho e acetinado para um acabamento fino e nos casos de repintura para melhorar a ancoragem.
Grão 100: O lado com grão 100 é mais áspero e é utilizado para desbaste inicial das unhas. Ele é eficaz na remoção de comprimento excessivo, no nivelamento de unhas desiguais e na modelagem inicial. Grão 180: O lado com grão 180 é mais fino e é usado para suavizar a superfície da unha após o desbaste inicial.
E, nesse caso, existem 2 tipos de lixa que podem ser utilizadas. Uma delas é a lixa-massa, que pode ser utilizada na etapa de preparação, ajudando a nivelar as paredes. Há também a lixa d'água, que é molhada com água ou querosene para a utilização.
Essa é uma dúvida muito comum e a dica para lembrar qual número da lixa ideal é lembrar que quanto menor for o número da lixa, mais grossa ela será. Ou seja, é uma lógica inversamente proporcional. De acordo com a variação dos tipos de lixa a granulação varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina).
Se a superfície estiver mais firme, sem muito excesso de reboco e tinturas quebradiças, você pode utilizar lixas 220 ou 240, que são mais finas. Já se sua parede apresenta partes mais grosseiras, a indicação é de lixas 80 ou 100.