Enquanto a letra de forma, por ser isolada, permite compreender onde começa uma e termina outra, a cursiva é emendada, característica que exige um processo de leitura e escrita mais fluente. O aprendizado da letra cursiva define o tipo de escrita de cada criança, colocando a sua personalidade no traçado.
A letra cursiva é o estilo de escrita à mão, sendo a forma mais utilizada pelas pessoas. Ela também é chamada de manuscrita. Essa forma de escrever caracteriza-se por ser feita unindo as letras, permitindo que uma palavra seja escrita a partir de um traço.
Também chamada de manuscrita ou escrita à mão, a “letra cursiva” é assim chamada porque caracteriza o estilo de escrita manual em que as letras são ligadas umas às outras, permitindo que a palavra praticamente seja escrita com um único traço.
A letra de fôrma consome mais espaço na folha de redação (mais linhas) comparado com a letra cursiva. Isso acontece porque as letras de fôrma não se ligam umas com as outras numa palavra, e, por mais que você se esforce para que fiquem bem juntinhas, há um espacinho ali entre elas.
Alfabeto: imprensa e cursiva, qual é a diferença? 😉😛
Qual é o tipo de letra de forma?
A letra de imprensa (também denominada letra bastão, letra de máquina ou letra de fôrma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.
Já grande pergunta feita por aqueles que escrevem com a letra cursiva é: professor, posso misturar letra cursiva com letra de forma? Isso é muito comum com as letras B, V, F, T, X, H, entre outras. Não é problema fazer essa mescla, pode ficar tranquilo!
A neurociência sustenta que a escrita cursiva, por exigir maior esforço de integração entre áreas simbólicas e motoras do cérebro, é mais eficiente do que a letra de forma para ajudar a criança a adquirir fluência e escrever "em tempo real".
Dessa forma, em se tratando da letra de forma, há que se constatar sua recorrência nas mais diversas circunstâncias que norteiam o cotidiano, como por exemplo: nas teclas do computador, nos outdoors, nos livros, na televisão, jornais, rótulos, embalagens, nas placas de trânsito, entre outras.
Qual a personalidade de quem escreve com letra de forma?
Letra de forma: São pessoas mais racionais do que emocionam, que levam a vida de forma mais lógica. 10. Letra feia: pessoas que escrevem muito rápido geralmente tem a letra mais feia, ou seja, são pessoas que pensam rápido, inteligentes.
A letra cursiva vem depois porque exige mais habilidade motora, sendo apresentada quando os alunos já conseguem ler e escrever, para que se concentrem mais nas curvas e desenhos das letras sem ter que se preocupar tanto com a construção das palavras.
Este estilo de fonte passa uma sensação mais humanitária, artesanal, de feminilidade, elegância, criatividade e simpatia. Exemplos de logotipos com letras cursivas: Instagram, Cartier, Unilever, Coca-Cola, Hoplovers.
É permitido usar letra de forma? Sim! Você pode usar letra cursiva ou de forma, contanto que diferencie maiúsculas de minúsculas e que sua letra seja legível.
Para Magda Soares, grande pesquisadora e estudiosa na área, quando a criança está descobrindo, reconhecendo e associando sua escrita aos respectivos fonemas o ideal é que se apresente as letras na sua individualidade, o que não acontece na escrita cursiva, em que as letras aparecem emendadas.
“A letra cursiva melhora a coordenação motora fina, isto é, ao aprender e praticar a execução do traçado correto da letra que é própria de sua identidade, a criança também desenvolve noções de orientação espacial”, explica a educadora.
A escrita cursiva ainda é amplamente ensinada na Europa Ocidental, em particular em países como Reino Unido, Espanha, Itália, Portugal e França. Já a Finlândia pôs fim à exigência da escrita cursiva de suas escolas em 2016. O Canadá tentou descartar a escrita cursiva, mas voltou a ensiná-la em 2023.
Além disso, a maioria das escolas começa a ensinar escrita cursiva na terceira série ou quando os alunos têm 8 anos. Nessa época, as crianças já têm idade suficiente para se concentrar no movimento do lápis e têm as habilidades motoras necessárias para fazer loops enquanto escrevem letras diferentes.
O que a pedagogia moderna diz sobre a letra cursiva?
O que a pedagogia moderna apresenta? Escrever à mão era só em cursiva, e, para garantir que a letra fosse legível, os alunos eram obrigados desde cedo a passar horas e horas debruçados sobre os cadernos de caligrafia.
Segundo pesquisadores, “Escrever com letra cursiva ativa áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela linguagem, estimula a organização da escrita e contribui para a percepção no espaço”.
Letras inclinadas para a esquerda = pessoas inibidas e subjetivas; escrita reta = pessoas educadas e racionais; letras inclinadas para a direita = otimistas e sociáveis. A letra inicial está ligada ao temperamento, o lado esquerdo do cérebro e a letra final ao lado direito representando o caráter.
A letra bastão também é conhecida como letra de imprensa ou letra de forma. É comum surgirem muitas dúvidas em torno do ensino da escrita para os pequenos quanto ao tipo de letra que deve ser apresentada e utilizada inicialmente, visto que a letra cursiva também é de extrema importância para o desenvolvimento infantil.
O elemento da letra de forma está associado a pensamento. Pessoas mais racionais do que emocionais, que resolvem a vida de uma forma mais lógica, através do pensamento, têm uma tendência a escrever com letra de forma.
Scribble. Scribble é outra grande escolha, desta vez no lado mais informal. Essa fonte imita de perto a caligrafia real, oferecendo uma escrita à mão sutil que não inclui muitos enfeites.