Uma liga de aço é um tipo de aço ligado com mais de um elemento de liga, adicionados para, dessa maneira, aumentar a resistência, dureza, resistência ao desgaste e tenacidade. Normalmente, os elementos de liga adicionados à base de ferro e carbono não totalizam mais que 5% da composição do material da liga de aço.
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas.
Mesmo assim, o carbono é o principal elemento de liga e é responsável por grande parte das características do aço. Assim, a quantidade desse elemento presente determina o tipo produzido, conferindo o nível de dureza, resistência mecânica e capacidade de molde.
Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.
Aço liga. Os aços liga, são aqueles que possuem outros elementos em sua estrutura além do ferro e carbono. Estes elementos trazem como objetivo a alteração das as propriedades do aço, como aumento da resistência mecânica, por exemplo.
O que é Aço Inox: Os Aços Inoxidáveis são ligas de ferro (Fe) e cromo (Cr) com um mínimo de 10,50% de Cr. Outros elementos metálicos também integram estas ligas, mas o Cr é considerado o elemento mais importante porque é o que dá aos aços inoxidáveis uma elevada resistência à corrosão.
Dentre as ligas mais utilizadas em nosso cotidiano, podemos citar o aço, composto em sua maioria pelo metal ferro (98,5%), carbono (0,5 a 1,7%) e traços de silício (Si), enxofre (S) e fósforo (P).
O teor de carbono influencia diretamente a dureza e a resistência do aço. Em concentrações mais elevadas, o carbono forma carbonetos, contribuindo para a rigidez e resistência ao desgaste do material. Contudo, um equilíbrio cuidadoso é necessário, pois excesso de carbono pode tornar o aço frágil.
- A platinite é uma das ligas metálicas mais caras do mundo, devido ao alto custo da platina e dos outros metais utilizados em sua composição. Livro de Química 12º ano. Indústria química: Devido à sua alta resistência à corrosão, é utilizada em equipamentos e catalisadores químicos.
Em vez disso, acredita-se que o tungstênio seja formado a partir das explosões de estrelas massivas. Cada explosão de supernova tem tanta energia que esses elementos recém-criados são lançados a velocidades incríveis de 30.000 km / s, ou 10% da velocidade da luz - e é assim que eles se dispersam por todo o universo.
Cientistas da Universidade da Califórnia e do Laboratório Nacional Oak Ridge, ambos nos EUA, mediram a tenacidade de uma liga metálica de cromo, cobalto e níquel (CrCoNi, na tabela periódica) e descobriram que ela é o material mais resistente já registrado.
EXTRAÇÃO. O aço, na verdade, é uma liga produzida a partir do ferro, que é um dos elementos mais abundantes da superfície de nosso planeta, sendo extraído em minas de céu aberto e de galerias subterrâneas. O ferro é encontrado em quantidade inferior apenas ao oxigênio, ao silício e ao alumínio.
O aço é uma liga de ferro (Fe) com carbono (C), sendo esse último em porcentagem inferior a 2% em peso. Além do ferro e do carbono, o aço possui outros elementos decorrentes do seu processo de fabricação, como manganês, silício, fósforo e enxofre.
Geralmente, o ponto de fusão do aço varia de cerca de 1370°C (2500°F) a 1510°C (2750°F). No entanto, o ponto de fusão pode ser maior ou menor dependendo de fatores como a quantidade de carbono e outros elementos de liga no aço, bem como a presença de impurezas.
A têmpera superficial (também chamada de endurecimento de superfície) é o tratamento térmico ideal para peças de máquinas que precisam ter superfície dura e resistência à abrasão.
Também conhecido como aço liga ou especial, o aço ligado é uma combinação ferro-carbono com a adição de outros elementos. E vale destacar que, ao falarmos de aços de baixa liga, em geral as adições de elementos de liga são relativamente baixas e não ultrapassam 5% da composição.
Aço é uma liga de ferro e carbono, fabricado a partir do minério de ferro e do carvão mineral - às vezes, também o vegetal. O carvão também tem a função de combustível, levando às altas temperaturas (cerca de 1.500º Celsius) necessárias à fusão do minério.
O aço inoxidável, conhecido também como aço inox ou somente inox, é considerado um material metálico, por conta de suas propriedades e composição. Entre os diferentes tipos de aço, sem dúvida se trata do que possui maior durabilidade e resistência, especialmente contra a corrosão.
Os elementos químicos mais adicionados em ligas de aço são: carbono, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio, silício, manganês, enxofre e fósforo.
Semelhante ao aço carbono, o aço liga pode ser subdividido com base em sua composição, são eles: Aço Baixa Liga: Até 5% de elementos aditivos. Aço Média Liga: Entre 5% e 12% de elementos aditivos. Aço Alta Liga: Acima de 12% de elementos aditivos.
Usa um íman. Outra forma de testar se uma peça de joalharia é feita de aço é usar um íman. O aço inoxidável é um metal não magnético, portanto, se a jóia for de aço inoxidável, não será atraída pelo íman. Se a peça for atraída pelo íman, é provável que seja feita de outro tipo de metal.
O aço inoxidável de grau 304 é geralmente considerado como o aço inoxidável austenítico mais comum. Contém alto teor de níquel e uma alta quantidade de cromo. Possui, ainda, elementos de liga como manganês, silício e carbono. O restante da composição química é principalmente de ferro.