Os Ictiossauros eram um grupo bem-sucedido de répteis marinhos que prosperaram durante a “Era dos Dinossauros“, alguns atingindo até cerca de 21 metros de comprimento – sendo menores apenas do que a maior das baleias.
O Shonisaurus sikanniensis viveu durante o período Triássico, há cerca de 215 milhões de anos, e seus fósseis foram encontrados na Colúmbia Britânica, Canadá. Este réptil marinho impressionante podia atingir até 21 metros de comprimento, rivalizando com algumas das maiores baleias modernas.
Ele pertence a um pliossauro, um feroz réptil subaquático que aterrorizou os oceanos há cerca de 150 milhões de anos. Um dos cientistas responsáveis pela descoberta disse que o fóssil é como se fosse uma espécie de "tiranossauro subaquático" — dadas as suas dimensões e suas características predatórias.
Nós, dinossauros, somos répteis terrestres – apesar de entrarmos em rios e lagos para beber água ou nos proteger de predadores. Porém, na mesma época em que meus parentes viviam espalhados pela Terra, existiam também animais que habitavam os mares: plesiossauro, ictiossauro…
Os 10 Maiores Dinossauros Marinhos Que Já Existiram Na Terra
Qual é o menor dinossauro da água?
A espécie recém nomeada foi descrita na revista Communications Biology e se tratava de um pequeno nadador de apenas 30 centímetros de comprimento que viveu na Mongólia pré-histórica há cerca de 71 milhões de anos. O fóssil foi encontrado no famoso deserto de Gobi, em um local chamado Hermiin Tsav.
Os pesquisadores examinaram os ossos cuidadosamente; por fim, eles concluíram que Natovenator vivia na água. Alguns detalhes anatômicos do dinossauro são bons indicadores de seus costumes aquáticos. As longas mandíbulas e vários dentes minúsculos podem ser uma adaptação para fisgar presas pequenas e esguias na água.
Os Ictiossauros eram um grupo bem-sucedido de répteis marinhos que prosperaram durante a “Era dos Dinossauros“, alguns atingindo até cerca de 21 metros de comprimento – sendo menores apenas do que a maior das baleias. Mas suas origens são um pouco misteriosas.
Qual o nome do dinossauro da água do Jurassic World?
4 - Mosassauro - Petiscando tubarões
Em uma referência a "Tubarão" de Spielberg, ele é popularmente conhecido como um "dinossauro marinho". O réptil pré-histórico aparece em boa cena. Ele engole um tubarão de uma bocada só. O Mosassauro volta a dar seus pulos em outros momentos do filme.
“O espinossauro passaria a maior parte do dia na água, capturando peixes e outras presas aquáticas, com as largas mandíbulas equipadas com dentes gigantescos que se encaixavam no focinho”, explica Maganuco.
Certos traços ósseos da espécie Spinosaurus aegyptiacus, como o focinho de crocodilo, os dentes cônicos e os pés em formato de pá, e restos de peixe encontrados em seu intestino sugerem que essa família de dinossauros podia nadar e caçar no ambiente aquático.
Então você precisa visitar a exposição Dinossauros: Patagotitan, o Maior do Mundo, que traz um dinossauro de 40 metros de comprimento e mais de 70 toneladas, o maior que já habitou a Terra: o titanossauro herbívoro Patagotitan (Patagotitan mayorum), encontrado na região da Patagônia, na Argentina.
Carnotaurus ((do latim "touro carnívoro", em português Carnotauro) é um gênero de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região onde hoje se situa a América do Sul. Sua espécie-tipo é denominada Carnotaurus sastrei.
Com 17 metros de comprimento e crânios alongados, os mosassauros eram verdadeiros gigantes dos mares no final do período Cretáceo, entre 94 milhões e 66 milhões de anos atrás. Dotados de dentes pontiagudos, esses predadores adotavam a estratégia de "arrebatar e engolir", dominando as águas com agilidade e voracidade.
Qual é o nome do dinossauro que parece uma baleia?
Chamado de Perucetus colossus, nome científico para baleia colossal do Peru, o animal pertencia à família dos Basilosauridae, os primeiros cetáceos (grupo de mamíferos que também inclui os golfinhos) completamente aquáticos de que se tem notícia.
Evidências fósseis sugerem que o mosassauro habitava grande parte do Oceano Atlântico e dos mares adjacentes a ele. Os continentes onde foram encontrados fósseis de mosassauro incluem América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia Ocidental e Antártida.
Esta nova espécie de sanguessuga foi descoberta em uma área remota da Amazônia peruana e recebeu o nome de Tyrannobdella rex. Pode medir até três centímetros e tem dentes compridos, como os do dinossauro que lhe dá o nome, Tyrannosaurus rex.
Ele pertence a um pliossauro, um feroz réptil subaquático que aterrorizou os oceanos há cerca de 150 milhões de anos. Um dos cientistas responsáveis pela descoberta disse que o fóssil é como se fosse uma espécie de "tiranossauro subaquático" — dadas as suas dimensões e suas características predatórias.
Os mosassauros são predadores marinhos bastante estudados, conhecidos pelo registro fóssil por possuírem diferentes dentes e variações no formato do crânio, o que sugere uma ampla variedade de dietas e nichos para esses antigos répteis marinhos ocuparem.