A política do Irão ou Irã baseia-se na Constituição de 1979, que fez do país uma república teocrática islâmica na qual os vários poderes são supervisionados por um corpo de clérigos.
Após três dias negando responsabilidade, uma investigação internacional levou o governo iraniano a admitir o abate do avião por um míssil terra-ar foi um "erro humano". Em 3 de agosto de 2021, Ebrahim Raisi foi empossado como Presidente do Irã sucedendo Hassan Rouhani.
O Irã conta atualmente com 85 milhões de habitantes e figura entre as principais economias da região, sendo um grande produtor e exportador de petróleo. Local de formação de um dos principais impérios da Antiguidade, o Irã era conhecido até 1935 como Pérsia.
O IRA, que defende a integração da Irlanda do Norte à República da Irlanda, de maioria católica, está em cessar-fogo há dois anos e meio, mas mantém em seu poder mais de 500 armas.
A religião mais comum na antiga Pérsia era o Zoroastrismo. Com a invasão árabe, chega a religião islâmica que se torna posteriormente a mais popular no país. Com a onda islâmica, o Zoroastrismo passou a tornar-se cada vez mais insignificante.
Também estão redescobrindo a maquiagem, que era usada até a Revolução Islâmica (1979). A lista do que é ilegal no Irã é bastante extensa. De drogas, prostituição e homossexualismo a CDs, vinho e revistas com fotos de mulheres com braços à mostra.
Quando os árabes chegaram e derrotaram os persas, obrigaram o país a se submeter ao Islã. Por isso, o Irã, que tem origem em outro grupo étnico originário no centro da Ásia, possui a mesma religião que os árabes, originários da Península Arábica. Enquanto os árabes falam árabe, os iranianos falam farsi.
O Governo do Irã é uma República Islâmica que a nação do Irã, baseada na sua crença eterna num governo de verdade e justiça do Alcorão, em seguimento à vitoriosa Revolução islâmica, liderada pelo Ayatollah Imam Khomeini, confirmou por Referendo Nacional que teve lugar em 10 e 11 de Farvardin, 1358, da Hégira Solar, ...
A sigla corresponde à designação Irish Republican Army (Exército Republicano Irlandês). O IRA foi criado na década de 1910 com o objetivo de obter a independência da Irlanda em relação ao Reino Unido.
O Irã é o terceiro maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e produz cerca de três milhões de barris de petróleo por dia, o que corresponde a cerca de 3% da produção mundial total.
A população do Irã é composta por diversas etnias que se miscigenaram durante séculos de migrações. Os persas ou Parsi representam mais de 51% da população e são descendentes dos Elamitas e Arianos, primeiros grupos a habitarem a região e que deram a região o nome de Pérsia.
Iranianos vivem no Oriente Médio, são majoritariamente muçulmanos e se cumprimentam com "Salam". Mas as semelhanças com o mundo árabe terminam aí. Eles são muito orgulhos de sua etnia persa e não gostam de ser confundidos com árabes.
Hoje, todas as pessoas que falam árabe e adotaram outras características da cultura árabe são chamadas coletivamente de árabes. A origem histórica do termo “iraniano” remonta aos persas. Os persas viviam no norte do Golfo Pérsico. No entanto, nem todos os iranianos são de origem persa.
O poder executivo do Estado iraniano é exercido pelo Presidente, que deve ser um xiita iraniano, eleito por sufrágio universal para um mandato de quatro anos.
Sem dúvidas, o povo iraniano é o mais receptivo do mundo! Eles levam muito a sério o que o Alcorão diz a respeito de como as pessoas devem ser bem tratadas e sobre boa hospitalidade. Mas, além disso, parece que esse costume já se tornou parte da cultura persa.
Em casos de divórcio, a mulher é protegida por leis que forçam o marido a ceder parte de seu patrimônio, porém a guarda dos filhos geralmente permanece com a família do homem. Ademais, a lei islâmica permite a um homem ter até quatro esposas simultaneamente desde que tenha condições de mantê-las de forma confortável.
Sayyid Ali Hosseini Khamenei, em persa: سید علی حسینی خامنهای; (Mexed, 19 de abril de 1939) é um Marja' duodecimano xiita iraniano que atualmente serve como Líder Supremo do Irã, desde 1989, quando sucedeu o Aiatolá Khomeini.
Rahbar-e enqelāb) é a maior autoridade política e religiosa da República Islâmica do Irão. O cargo foi instituído em 1979, no contexto da Revolução Iraniana e, desde junho de 1989, é ocupado pelo aiatolá Ali Khamenei, que sucedeu ao aiatolá Khomeini.
Entre os grupos não autorizados estão as Testemunhas de Jeová, qualificadas, a exemplo do que ocorre no Egito, de "associação pró-sionista". O Irã é um caso difícil. Diluídos em meio a 60 milhões de muçulmanos há 80 mil cristãos e 30 mil zoroastristas.
Qualquer atividade de evangelização permanece ilegal. Os cristãos convertidos do Islã continuam a ser um dos grupos mais visados no país, vistos com profunda suspeita, como uma tentativa dos países ocidentais de minar o Islã e o regime islâmico do Irã.
As fontes governamentais iranianas referem que existem 73 igrejas registadas oficialmente para uma população de c. 300 mil crentes, c. 0,3% da população nacional (81 milhões, em 2016), apontando-‐se para um crescimento percentual (eram 0,2% em 2000).
O conflito entre Irã e Arábia Saudita está ligado a diversos níveis, sendo mais notável a rivalidade religiosa histórica dos ramos sunitas e xiitas do Islã, bem como a atual competição geopolítica pela hegemonia no Oriente Médio e a rivalidade econômica sobre o controle dos mercados de petróleo.
O persa também conhecido como parse, fársi ou pársi, é uma língua iraniana pertencente ao ramo indo-iraniano das línguas indo-europeias. É amplamente falado no Irã (e na diáspora iraniana), no Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e, em menor escala, na Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barein.
A mudança foi em março de 1935 por sugestão do embaixador da Pérsia na Alemanha porque Irã já era mesmo o nome do país na língua persa. Ele queria que o nome de razia fosse adotado mundialmente.