Usando um colarinho clerical e com as mãos postas diante de um altar na Igreja Luterana do Redentor, no coração de Jerusalém, Sally Azar se tornou a primeira mulher palestina a exercer o ofício de pastora.
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
Mas o que muitos não percebem é que mulheres pastoras foram ordenadas quase duas décadas antes, em 23 de setembro de 1995, na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sligo [Sligo Seventh-day Adventist Church, no inglês], em Maryland.
A cantora Cassiane, que foi a primeira Pastora consagrada na Assembleia de Deus Madureira no Brasil também ministrou louvores a Deus e se emocionou com a homenagem póstuma a Frida.
Usando um colarinho clerical e com as mãos postas diante de um altar na Igreja Luterana do Redentor, no coração de Jerusalém, Sally Azar se tornou a primeira mulher palestina a exercer o ofício de pastora.
Quando foi que surgiu a primeira pastora evangélica?
Cristianismo evangélico. Certas denominações evangélicas autorizam oficialmente a ordenação de mulheres nas igrejas. A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815.
A Igreja Católica não ordena mulheres para o sacerdócio, mas, nas evangélicas, esse tema está longe de ser um consenso. Uma mulher pode ser pastora em muitas denominações e, no Brasil, isso é mais comum em pequenas igrejas pentecostais.
O igualitarismo diz que não há restrições bíblicas baseadas no gênero para exercer cargos na igreja, na sociedade e no lar. Essa diferença é inexistente porque todos são um em Cristo.
Onde está escrito na Bíblia que Zípora era pastora?
Ela atua como pastora junto a suas seis irmãs (Ex 2,16). Também junto às irmãs, ela informa seu pai sobre o ocorrido no poço, participando de um discurso coletivo (Ex 2,19). No mais, é preciso imaginar que, junto a suas irmãs, Séfora chama Moisés para ir ao encontro de Jetro (Ex 2,20).
Ela foi uma líder e profetisa do povo hebreu durante o Êxodo do Egito. Em Êxodo 15:20-21, Miriam é descrita como uma cantora e dançarina, liderando outras mulheres em celebrações de adoração a Deus. Seu papel como líder espiritual a torna uma das primeiras pastoras mencionadas na Bíblia.
Homens e mulheres podem ser pastores'", ele já escreveu. Zibordi sugere a essa pessoa começar por Gênesis. "Por que o Senhor não formou primeiro a mulher e, depois, tomou uma das costelas dela para formar o homem? Porque Ele é soberano e decidiu priorizar o homem."
Paulo dá uma segunda razão pela qual as mulheres não deveriam ensinar ou exercer autoridade sobre os homens, que não deveriam ser pastoras, em 1 Timóteo 2.14: “Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” A argumentação de Paulo aqui não é que as mulheres são mais propensas ser enganadas ...
Podemos apenas supor que Deus o escolheu porque ele era a melhor pessoa para a tarefa. Da mesma forma, parece que Débora foi a melhor pessoa para a tarefa de liderar Israel em seu tempo, e assim Deus a levantou para salvar Israel de seus inimigos (Juízes 2:18).
Uma simples leitura deste versículo proíbe uma mulher de ensinar as Escrituras (ou seja, pregar) ou de exercer qualquer outra forma de autoridade sobre homens.
O sistema judicial civil era inepto e o exército era fraco para defender as fronteiras. Eles estavam escravizados pelos cananeus. O rei dos cananeus era Jabim e o general do exército era Sísera. Débora se tornou juíza nesse contexto e uma libertadora de seu povo durante a guerra.
A história de Débora, a juíza e líder, nos ensina valiosas lições sobre determinação, ética, liderança, gestão emocional e motivação. Sua história é um testemunho do poder transformador da fé e da confiança em Deus e nos desafia a sermos melhores líderes, mais sábios, éticos e compassivos.
Uma das primeiras pastoras batistas no Brasil foi Ivone Gebara, ordenada na Primeira Igreja Batista de Niterói, no Rio de Janeiro, em 1965. Ivone Gebara era uma teóloga feminista, uma figura proeminente no movimento de teologia da libertação e uma defensora dos direitos das mulheres na igreja e na sociedade.
De 10.356 pastores filiados, apenas dez são mulheres. Agora, o espaço das pastoras tende a aumentar. Em 22 de janeiro, a OPBB aprovou o ingresso de mulheres na entidade.
A forma pastorapode ser [feminino singular de pastor] , [segunda pessoa singular do imperativo de pastorar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de pastorar] .
Porque existem mulheres que concordam que mulheres não devem ser pastoras, e homens que consentem que mulheres possam exercer o ofício pastoral sem problema. Assim, não se trata de uma questão de machismo, mas sim, de interpretação bíblica.
Quem foi a primeira pastora na Assembleia de Deus?
No dia 23 de abril de 2005, ao ser consagrada pastora ao lado de seu marido Jairinho, Cassiane também entrou para a história da Assembleia de Deus, como a primeira pastora da denominação centenária, quebrando um dos maiores tabus da instituição: o pastoreado feminino.