Região serrana no Rio de Janeiro (2011) De acordo com o Cemaden, o maior desastre ambiental da história do Brasil aconteceu no estado do Rio de Janeiro em 2011. Um deslizamento causado por fortes chuvas na região serrana do estado deixou 947 mortos e mais de 300 desaparecidos.
Serra das Araras (1967) A maior tragédia climática do Brasil ocorreu em 1967 na região da Serra das Araras, no Rio de Janeiro. A estimativa é que duas mil pessoas tenham morridos nos deslizamentos de terra. A tragédia é considerada pela ONU como um dos dez piores deslizamentos de terra dos últimos cem anos.
Entenda o MAIOR DESASTRE AMBIENTAL Brasileiro - Canal Nostalgia
Qual foi a pior enchente do Brasil?
O ranking das maiores enchentes é liderado pela tragédia da Serra das Araras, em Piraí (RJ). Um temporal em fevereiro de 1967 deixou 1.700 mortos. Durante a chuva, ônibus, caminhões e carros que passavam pela Rodovia Presidente Dutra foram arrastados pela enxurrada, que soterrou bairros inteiros no pé da serra.
1. Chernobyl. FIlmes, documentários, livros e reportagens já foram feitos à exaustão, ainda assim, é incrível o impacto causado pelo acidente nuclear de Chernobyl, quando o reator 4 da usina ucraniana explodiu, lançando material radioativo na atmosfera, no ano de 1986.
A Grande Inundação do Rio Amarelo (Huang Ho) 1931 é considerada um dos piores desastres naturais já ocorridos em todos os tempos, em número de vítimas fatais.
O dia mais mortal da história da humanidade foi o terremoto de Shaanxi em 23 de janeiro de 1556, com 830 mil mortes. Mesmo sem ser o mais forte, é o desastre natural mais letal. Em comparação, as guerras tiveram menos impacto, como o bombardeio de Tóquio em 1945, com 100 mil mortes.
Qual foi o maior desastre natural da história do Brasil?
Região serrana no Rio de Janeiro (2011)
De acordo com o Cemaden, o maior desastre ambiental da história do Brasil aconteceu no estado do Rio de Janeiro em 2011. Um deslizamento causado por fortes chuvas na região serrana do estado deixou 947 mortos e mais de 300 desaparecidos.
A principal catástrofe climática aconteceu em janeiro de 2011, quando o volume de chuva esperado para o mês foi registrado no período de aproximadamente três horas. Um mar de lama invadiu as cidades serranas e a enxurrada destruiu casas e arrastou as vítimas.
Qual foi o maior crime ambiental cometido no Brasil?
Rompimento de barragem da mineradora matou 272 pessoas e causou danos ambientais a 26 municípios de MG. Cinco anos após a Vale cometer o maior crime ambiental e trabalhista da história do país, a história do desastre pouco afeta o principal objetivo da companhia: gerar lucro.
Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.
Cubatão (SP) já foi considerada a mais poluída do mundo pela ONU e ficou conhecida como 'Vale da Morte'. Na década de 1980, indústrias da cidade descarregavam aproximadamente mil toneladas de poluentes atmosféricos por dia, mas isso mudou quando o município foi palco de uma grande tragédia.
O desastre natural ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011, quando fortes chuvas provocaram enchentes e deslizamentos em sete municípios, foi considerado a maior catástrofe climática e geotécnica do país.
O tsunami durou sete horas e teve um impacto catastrófico em todo o Oceano Índico, como pode ser visto na imagem tirada em Banda Aceh, província de Aceh, Sumatra, Indonésia.
A chamada tempestade eterna é um fenômeno natural raro que ocorre apenas na Venezuela. Elas ocorrem, em média, 150 dias a cada ano e duram até 10 horas em cada ocorrência. A região também carrega a fama de possuir a maior concentração de relâmpagos de todo o planeta.
Qual foi a maior enchente já registrada no Brasil?
Porto Alegre: enchente de 1941 durou 22 dias e deixou 70 mil desabrigados. As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul afetaram 425 cidades e mudaram a vida de quase 1,5 milhão de pessoas no estado.
Em 1983, a enchente no Vale do Itajaí deixou 49 mortos. Em 5 de julho, a chuva forte atingiu a região por cinco dias e o rio Itajaí-Açu atingiu 15 metros. A enchente deixou 197.790 mil desabrigados em 90 municípios catarinenses, segundo a Defesa Civil do estado. A Prefeitura de Blumenau ficou completamente ilhada.
Nos últimos dez anos, a maior tragédia desse tipo aconteceu no Haiti, em 2004, quando morreram 2.655 pessoas. O maior desastre mundial do gênero data de 1931 e ocorreu na região central da China. Fortes chuvas provocaram as cheias do Rio Amarelo e de outros como Yangtzé e Huai. A tragédia matou 3,7 milhões de pessoas.