De acordo com o especialista, os abacates Fortuna e o Margarida são os mais apreciados pelos brasileiros, porque são mais docinhos. O Avocado é ideal para fazer guacamole. O Geada é indicado para o preparo de cremes.
"Se sim, ao retirá-lo, cheque a coloração no local onde estava. Marrom indica que o abacate está muito maduro; verde está ideal para o consumo; amarelo ou mais claro indica que não está pronto para o consumo", diz Oliveira.
Quintal como a preferida e de maior volume comercializado, devido principalmente a aparência bonita e brilhosa, casca livre de manchas, polpa saborosa, amadurecimento rápido, preço acessível, caroço pequeno e que, quando transformado em vitamina, não confere sabor amargo a bebida.
Esse subtipo de abacate foi criado por Pio Breda, grande agrícola em meados do século 20. A invenção do abacate breda, além de levar seu nome, foi modificada para que sua polpa seja cremosa e amarelada. Assim como o avocado é a maior parte dos abacates, seu gosto é adocicado e fica com textura cremosa.
TRÊS VARIEDADES DE ABACATE MAIS PRODUZIDO E COMERCIALIZADO.
Qual o abacate mais consumido no Brasil?
O paladar e a cultura brasileira de consumo de abacate estão sujeitas as receitas tipicamente mais adocicadas, por isso, o Fortuna e o Margarida acabam sendo os mais presentes nos mercados brasileiros.
As variedades mais difundidas são hass e fuerte, com casca mais dura, pouca água e rico em óleo. Original do México, a fruta é frequentemente confundida com a variedade tropical, que é a mais comum.
O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate. O fruto de nome exótico (pelo menos para nós) também é menor e sua polpa tem um tom de verde-amarelado. Outro detalhe é que a versão otimizada do abacate custa mais caro. Porém, o investimento – se é que posso falar assim – vale a pena.
Ainda assim, outras variedades são cultivadas do País, sendo as principais: avocado (Hass), breda, fortuna, geada, margarida, ouro verde e quintal, o que permite que o País produza a fruta o ano todo, com a entressafra de uma variedade sendo complementada pelo início de outra.
Quais são as doenças que o caroço de abacate cura?
O caroço de abacate possui flavonoides, ácido gálico e fibras, nutrientes e compostos bioativos que têm ação antioxidante e hipocolesterolêmica, ajudando a diminuir os níveis de colesterol no sangue e prevenir doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e acidente vascular cerebral.
Um truque interessante é observar a região onde o galho estava preso. Retire o cabinho do abacate e veja a cor da área exposta. Se for verde, o abacate está bom para consumo. Se estiver amarela, a fruta ainda está verde, e se for marrom, ela já passou do ponto.
O Avocado é a variedade mais consumida no mundo e é também o menor da família dos abacates, o que aumenta o interesse em seu consumo. A variedade Hass tem qualidade superior, tanto em sabor quanto em vida útil. Sua polpa é altamente concentrada em vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
De acordo com o especialista, os abacates Fortuna e o Margarida são os mais apreciados pelos brasileiros, porque são mais docinhos. O Avocado é ideal para fazer guacamole. O Geada é indicado para o preparo de cremes.
Na culinária, tem uma versatilidade que desafia os pré-juízos mais céticos: pode ser consumido cru, aos pedaços ou reduzido a creme, ou então cozinhado. Pode fazer parte de várias receitas culinárias como torradas, canapés e sanduíches, ou então saladas, molhos, sopas ou sobremesas.
Vale destacar que em 2021 foram colhidas 189 mil toneladas. Números que posicionam a fruticultura paulista, no segmento abacateiro, à frente de principais estados produtores do Sul e Sudeste como, por exemplo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo.
Quanto tempo leva um pé de abacate para dar frutos?
Embora um abacateiro possa começar a dar frutos em qualquer lugar de 3 a 5 anos após o plantio de uma muda, pode levar muito mais tempo para atingir todo o seu potencial para fins de agricultura comercial. As árvores normalmente atingem seu pico de produtividade entre os 10 e 20 anos de idade.
Esta fruta contém um alto teor calórico e bastante gordura, mas é uma "gordura do bem", essencial para o bom funcionamento do corpo. Além disso é utilizado como ingrediente para cosméticos naturais. Época de colheita: Pode ser colhido o ano todo, mas principalmente de abril a maio.
"Enquanto o abacate possui menos gordura. E mais fibras, portanto ambos são bem saudáveis", completa a especialista. O avocado também é rico em fibras, potássio, além de vitaminas E, B6, ácidos graxos monoinsaturados, gordura saudável e antioxidantes.
O Margarida é uma das maiores variedades de abacate, podendo atingir até 1,5 quilograma. Tem origem no Brasil e é bastante resistente a pragas e doenças. A fruta apresenta caroço pequeno, casca fina, lisa e verde com polpa amarela e cremosa, com sabor suave e adocicado.