O substantivo feminino de "papa" é "papisa" ou "papesa". O gênero do substantivo diz respeito à forma masculina e feminina das palavras. Existem substantivos biformes e substantivos epicenos.
O feminino de padre é madre, mas trata-se de vocábulos de sentidos diferentes, pois como se sabe não há padres do sexo feminino. Já o feminino de abade é abadessa, e neste caso os atributos de ambos são mais semelhantes. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
A Papisa Joana foi, segundo uma lenda, uma mulher que teria reinado como papa e governado a Igreja Católica por dois ou três anos, durante a Idade Média. Embora a história pretensamente tenha se passado no século IX, só surgiu em crônicas do século XIII, e posteriormente se espalhou por toda a Europa.
A Papisa Joana foi uma lendária papa feminina da Idade Média que teria chefiado a Igreja de 855 a 858. Após sua história ter sido popularizada pelo escritor italiano Giovanni Boccaccio (1313-1375), uma estátua dela foi colocada junto à de outros papas na Catedral de Siena.
A Papisa ou a Suma Sacerdotisa, nos tarôs modernos simboliza o sabedoria, o conhecimento, a intuição, o crescimento, a gestação, a nutrição da alma e do corpo.
Ainda assim, não é possível afirmar que uma pontífice mulher de fato existiu. Não existem registros contemporâneos que mencionem a existência de uma mulher papa durante o século IX. A ausência de documentos ou relatos da época levanta dúvidas sobre a veracidade da história.
Durante o ano de 847, “João Ânglico” teria promovido inúmeras obras sociais e mudanças na Igreja. Quando descobriu que estava grávida de Gerald, Joana decidiu continuar como papa até a Páscoa de 848. Durante a procissão, começou a sentir as dores do parto, que lhe levou à morte.
O feminino de “papai” é “mamãe”. Isso ocorre porque “papai” e “mamãe” são pares de palavras que representam os pais, sendo “papai” o termo masculino e “mamãe” o termo feminino.
Assim sendo, monge escreve-se com g, enquanto o feminino da mesma palavra se escreve com j: monja. Tanto o masculino como o feminino mantêm o mesmo som na última sílaba.
O feminino de sapo é sapa. Sapa (do latim sappa-, «sachola»), além de ser a fêmea do sapo, também significa «pá para levantar a terra cavada» ou «mulher de estatura baixa» - 7ª.
Conde, do latim comes, comitis, que significa companheiro, (feminino: condessa) é um título nobiliárquico existente em muitas monarquias, sendo imediatamente superior a visconde e inferior a marquês.
Você sabia que não se adota o feminino para postos ou graduações militares? Primeiramente, devemos esclarecer que existem na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala.
De São Pedro a Papa Francisco, os pontífices eleitos desde o início do Cristianismo e da afirmação da Igreja Católica como mãe de todas as igrejas cristãs, são 266 papas.
Todo homem batizado na Igreja Católica é virtualmente candidato a papa. Se eleito, deve abandonar a família, abraçar o celibato, ser ordenado padre e bispo. Gregório Magno, eleito em 590, era prefeito de Roma. O último papa não cardeal foi Gregório XI, eleito em 1370.
Quando o assunto é amor, A Sacerdotisa no Tarot pode representar passividade sentimental e carência. Além disso, pode indicar segredos ou emoções ocultas em uma relação. A Sacerdotisa também costuma indicar que é importante confiar na intuição e não apressar as coisas.
A palavra sacerdote vem do latim (sacerdos= sagrado e otis =representante), e significa representante do sagrado, ou seja, uma autoridade religiosa encarregada de dirigir, orientar e participar do culto e rituais de uma religião. A sacerdotisa, então, seria a representante feminina desse cargo.
Originalmente, o título de "Pontifex" era uma palavra latina equivalente a "Sumo Sacerdote", como pode ser observado em sua tradução em outras línguas, como o grego. O termo em grego foi usado no texto da Septuaginta e pelos Apóstolos.