De acordo com o MEC a quantidade de horas extras para o Curso de Direito deve ser de no mínimo 5% do total de horas, então calculando, chegamos a quantidade mínima de 185 horas extras curriculares.
Cada faculdade exige um limite em horas complementares diferente, mas há uma resolução publicada em 2007, que estabelece uma carga horária que não deve ultrapassar de 20% das horas total do curso.
Quantas horas complementares precisa para Direito?
Para obter a sua graduação, o acadêmico deverá cumprir, no mínimo, 250 (duzentas e cinquenta) horas em Atividades Complementares, regulamentadas pelo Colegiado de Curso.
É possível aproveitar a carga horária de estágio não obrigatório como atividade complementar em um limite de 10 (dez) horas de Atividades Complementares para cada 40 (quarenta) horas de estágio não obrigatório.
Fazer cursos, tanto presenciais quanto online, são ótimas maneiras de conseguir horas complementares. Além de conseguir uma certificação, você tem a oportunidade de escolher a área em que você vai estudar, e assim, ter mais qualificação profissional.
O que acontece se não atingir as horas complementares?
Elas foram instituídas pelo MEC (Ministério da Educação) e fazem parte da carga horária obrigatória que deve ser cumprida ao longo do curso. Ou seja, sem a quantidade mínima de horas complementares, você não pode se formar.
Geralmente, são aceitas atividades que estejam relacionadas à área de estudo/curso e que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Isso pode incluir participação em eventos acadêmicos, estágios, monitorias, projetos de pesquisa ou extensão, cursos extracurriculares, entre outros.
Como são contabilizadas as horas de extensão? Para cada ação de extensão (projeto, curso, prestação de serviço, entre outras) deve ser estabelecida a carga horária (CH) específica. Os professores proponentes dos projetos, por exemplo, indicam qual a CH total que seu plano de trabalho permite integralizar.
O que é aceito como horas complementares na faculdade?
As atividades complementares são, assim, compostas por experiências em: participação em seminários, congressos e encontros culturais; colaboração na organização de eventos; participação em pesquisas, com ou sem bolsa de iniciação científica; atuação em projetos de ação comunitária ou em atividades artísticas; estágios ...
As horas complementares são aquelas atividades extracurriculares que você pode realizar durante o curso para complementar sua aprendizagem e adquirir novas habilidades. Podem incluir cursos, palestras, participação em congressos, atividades voluntárias, projetos de pesquisa e muito mais.
Como saber quantas horas complementares eu preciso?
O cálculo das atividades complementares é bem simples. Na maioria das universidades, cada crédito equivale a 15 horas. Então, se a sua faculdade exige 30 créditos, isso quer dizer que você deverá realizar 450 horas de atividades extra-curriculares.
Os estágios e atividades complementares dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial, não deverão exceder a 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso, salvo nos casos de determinações legais em contrário.”
7 horas, com comprovante de visita e relatório. Participação em congressos, seminários e palestras na área Tecnológica. 10 horas, com comprovante de participação e relatório. Atividades culturais: filmes, teatros, shows, feiras, exposições.
Para comprovar a carga horária extracurricular, o estudante deve apresentar os certificados de participação nos eventos, cursos e demais ações, além do relatório de atividades complementares.
A carga horária de atividades de extensão pode ser cumprida com a participação ativa em ações de extensão e/ou cultura ou por meio de disciplinas extensionistas, ou seja, que sejam realizadas com metodologias e/ou práticas extensionistas.
O aluno é obrigado a cumprir 10% da carga horária total do curso em atividades extensionistas para se graduar. Por exemplo, em um curso com carga horária total de 4.000 horas, o aluno deverá cursar 400 horas em atividades de extensão, conforme os critérios estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso.
Como conseguir horas complementares? Para conseguir horas complementares, os estudantes devem escolher uma ou mais opções dentre uma variedade de atividades que hoje existem, como cursos online, palestras, workshops, congressos, feiras, projetos de extensão e trabalho voluntário.
Entretanto há um limite máximo de horas por semestre que pode ser contabilizado de cada tipo de atividade; a maioria varia de 15 até 60 horas. A solicitação pode ser feita em qualquer época do curso, desde que se tenha uma quantidade de atividades suficiente para completar as 120 horas.
O que acontece se terminar a faculdade sem horas complementares?
Não. As Atividades Complementares não são pagas, não geram DP e podem ser finalizadas até o último semestre do curso. No entanto, sua conclusão é condição necessária para a colação de grau, portanto o aluno que não completar sua carga horária não poderá solicitar o certificado de conclusão do curso e também o diploma.
Os cursos livres estão entre as principais formas de conseguir horas complementares para sua formação. O aluno pode escolher um tema específico no qual deseja aprofundar seus conhecimentos, desde que seja condizente com sua área de formação.
Além disso, se não cumprir a carga-horária mínima de horas complementares, o aluno não pode se formar. Portanto, o ideal é que o estudante, desde o começo do curso, busque atividades para complementar o currículo acadêmico.
As horas complementares são todas as atividades relacionadas com o curso e que são feitas fora da sala de aula. Assim, cursos livres, idas a exposições e participações em congressos, por exemplo, contam nessa lista.