A palavra verde-água é um adjetivo de dois números, ou seja, a mesma palavra é usada para o singular e também para o plural. Isso se deve ao fato de um dos elementos ser derivado de um substantivo (água). Se a palavra em questão fosse, por exemplo, verde-claro, o plural da frase seria “Tenho umas blusas verde-claras”.
2 Agora, se as cores simples forem originalmente substantivos que sofrem processo de derivação imprópria, ou seja, tornam-se adjetivos, não há flexão para o plural. Veja: • Laranja, rosa, cinza.
O plural é verde-claros. Nos nomes compostos de cores, só vai para o plural o segundo elemento, quando ambos são adjectivos. Outros exemplos: azul-claros, verde-amarelos, rubro-negros, roxo-escuros, castanho-escuros.
Atenção, não se confunda: quando substantivos todas essas cores podem flexionar em número, segundo o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: verdes-abacate e verdes-abacates, rosa-goiaba e rosas—goiabas, e assim por diante.
[ Zoologia ] Espécie de tatu cujo corpo se pode enrolar dentro da couraça que o reveste. Plural: tatus-bola ou tatus-bolas. Origem etimológica:tatu + bola. Plural: tatus-bola ou tatus-bolas.
Desde já um grande abraço a todos. Obrigada. Como substantivo, e segundo o «Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa», existem dois plurais: amarelo-ouros e amarelos-ouros.
Aqui vai a dica: Quando o nome da cor for uma palavra que também pode designar alguma coisa (substantivo), ela não varia, ou seja, não tem plural. Assim, o correto é CALÇAS CINZA.