Qual o recurso cabível contra decisão em ação rescisória trabalhista?

Será cabível recurso ordinário para o TST, em face das decisões em sede de ação rescisória proferida pelos TRTs, nos termos da súmula nº 158 do TST: “Da decisão de Tribunal Regional do Trabalho, em ação rescisória, é cabível recurso ordinário para o Tribunal Superior do Trabalho, em face da organização judiciária ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.editoramizuno.com.br

Qual recurso cabe contra ação rescisória trabalhista?

Caso a decisão seja proferida por TRT, caberá recurso ordinário para o TST, com fulcro no art. 895, II e Súmula 158 do TST, observando-se: a) Se o recurso ordinário for interposto em face de decisão sobre ação rescisória proferida em dissídio coletivo, a competência será da SDC (art. 2º, II, b da Lei 7701/88);
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o recurso cabível contra decisão do TST?

Em tal hipótese, o recurso cabível é o agravo interno (Ag), para o órgão especial do TST, onde deverão ser impugnados especificadamente todos os motivos da inadmissão do recurso extraordinário (art. 932, III, do CPC, e Súm. 422, I, do TST), em 8 (oito) dias (art. 265 do Regimento Interno do TST).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

Por que a ação rescisória não pode ser considerada um recurso?

Por que a ação rescisória não pode ser considerada um recurso? A ação rescisória se difere dos recursos possíveis no direito processual civil por ser uma ação autônoma que só pode ser aberta a partir da finalização da ação a qual mira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Qual recurso cabível após sentença trabalhista?

Quando se trata de sentença, o recurso cabível no processo trabalhista é o recurso ordinário, que deve ser interposto no prazo de 8 dias. Com isso é facultado a retratação do juiz no prazo de 5 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Qual o recurso cabível de uma decisão do TRT em ação rescisória?

Quais os recursos cabíveis no processo trabalhista?

Assim, aplica-se o prazo de 8 (oito) dias para a maioria dos recursos trabalhistas:
  • recurso ordinário;
  • recurso de revista;
  • agravo de instrumento;
  • agravo de petição;
  • agravo interno;
  • embargos infringentes;
  • embargos de divergência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual o prazo para recorrer do acórdão trabalhista?

Conforme mencionado anteriormente, após a sentença de primeira instância, a empresa tem o prazo de 8 (oito) dias para interpor o recurso ordinário perante o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). No caso do recurso de revista ao TST, o prazo é de 8 (oito) dias após a publicação da decisão do TRT.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

Qual tipo de decisão judicial não pode ser rescindida por ação rescisória?

O que não existe não pode ser rescindido, de sorte que não se há de falar em ação rescisória sobre sentença inexistente, tal como a que é prolatada por quem não é juiz ou a proferida sem o pressuposto do processo judicial, ou a que nunca foi publicada oficialmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em civilprocedurereview.com

Qual a competência para julgar ação rescisória?

STF decide que competência para julgar ação rescisória de interesse da União é dos TRFs. O entendimento se aplica mesmo aos casos em que a decisão questionada tenha sido proferida pela Justiça estadual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quais os efeitos da sentença na ação rescisória?

A sentença proferida em uma ação rescisória produz seus efeitos desde o momento em que ela aparece no mundo jurídico, mas os irradia no passado. Desconstituindo a sentença de uma outra ação, fatalmente os efeitos ocorridos a partir da sentença que foi desconstituída deixam de existir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe agravo interno para o TST?

Cabe agravo interno contra decisão dos Presidentes do Tribunal e das Turmas, do Vice-Presidente, do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho ou de relator, nos termos da legislação processual, no prazo de 8 (oito) dias úteis, pela parte que se considerar prejudicada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Quais são os recursos cabíveis no TST?

Conforme o artigo 893 da CLT, das decisões proferidas pelos órgãos da Justiça do Trabalho são admissíveis os seguintes recursos; recurso ordinário, embargo de declaração, recurso de revista, agravo de instrumento, agravo de petição, embargos ao TST, agravo regimental, recurso adesivo e recurso extraordinário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é o último recurso no processo trabalhista?

Recurso Extraordinário: É o recurso contra a decisão da última instância do TST onde o processo é endereçado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.escavador.com

O que diz a súmula 100 do TST?

SÚMULA Nº 100 - AÇÃO RESCISÓRIA. DECADÊNCIA

I - O prazo de decadência, na ação rescisória, conta-se do dia imediatamente subseqüente ao trânsito em julgado da última decisão proferida na causa, seja de mérito ou não.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coad.com.br

O que é erro de fato na ação rescisória?

O erro de fato, enquanto requisito ao provimento da ação rescisória, caracteriza-se quando a sentença admite a existência ou a inexistência do fato ocorrido. É indispensável, em ambos os casos, que não tenha havido controvérsia, nem pronunciamento judicial sobre a matéria.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é prova nova ação rescisória?

Prova nova é aquela preexistente ao processo cuja decisão se procura rescindir. Não é prova nova aquela que se formou após o trânsito em julgado da decisão".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual o recurso cabível contra decisão em ação rescisória?

É cabível o recurso especial que, interposto contra acórdão de ação rescisória, impugna os fundamentos do acórdão rescindendo, com base em violação literal de dispositivo de lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quem julga ação rescisória no TST?

A competência para julgar uma ação rescisória é dos tribunais (TRT ou TST). De acordo com o artigo 678 da CLT , compete aos Tribunais Regionais do Trabalho processarem e julgarem, de acordo com o Regimento Interno, as ações rescisórias das decisões das Varas do Trabalho e dos juízes de Direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o juízo competente para processar e julgar uma ação rescisória proposta contra uma sentença do juizado especial civil?

O órgão competente para julgar recursos contra decisão de Magistrado do Juizado Especial, bem como ações rescisórias contra atos deste, é a Turma Recursal, ou outro órgão colegiado eventualmente previsto como componente da estrutura do Juizado, sendo absolutamente incompetentes, para tanto, os Tribunais Estaduais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para contestar uma ação rescisória?

Em se tratando de ação rescisória, o art. 491, do Código de Processo Civil, preceitua que o relator assinará ao réu, ao mandar citá-lo, prazo não inferior a quinze dias nem superior a trinta, para responder aos termos da ação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Em que caso é cabível a ação anulatória ao invés da rescisória?

Nos casos de decisão que se limitar a homologar pedido de desistência da ação, sem renúncia ao direito material no qual se funda a pretensão, cabível será a ação anulatória prevista no artigo 486 do CPC, e não a ação rescisória, porquanto nítida a ausência de enfrentamento do mérito da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dominiopublico.gov.br

Como reverter uma decisão transitada em julgado?

Em regra, uma vez ocorrido o Trânsito em Julgado, a decisão não pode mais ser modificada, ainda que seja contra o Ministério Público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual recurso cabe depois do acórdão?

Nesta etapa, são realizados os procedimentos necessários para efetuar o pagamento dos valores determinados na sentença ou no acórdão, assim como de eventuais acordos não cumpridos. Se houver discordância de qualquer uma das partes com a decisão, é possível apresentar um novo recurso, denominado Recurso de Revista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trabalhistacred.com.br

Quais são os recursos cabíveis na Justiça do Trabalho?

No Processo do Trabalho, são cabíveis os seguintes recursos, segundo a sistemática da CLT: a) Recurso ordinário (art. 895 da CLT); b) Recurso de revista (art. 896 da CLT); c) Embargos para o TST (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorajuspodivm.com.br

Tem como recorrer depois do acórdão?

O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br