Uma sonda G, ou sonda de gastrostomia, é um tipo de sonda de alimentação utilizado para nutrição enteral. A sonda G é inserida através da parede abdominal no estômago.
A Gastrostomia Endoscópica Percutânea (sigla do Inglês, PEG) é um procedimento no qual uma sonda flexível de alimentação é passada ao estômago através da parede do abdome. A gastrostomia permite que nutrição, fluidos e medicamentos sejam colocados diretamente no estômago, sem passar pela boca e esôfago.
Assim como as sondas nasogástricas, as sondas nasojejunais descem pelo nariz e esôfago, mas em vez de irem diretamente para o estômago, elas terminam no intestino delgado. Elas podem ficar no duodeno (sonda ND) ou no jejuno (sonda NJ).
A sonda retal é um artigo médico estéril e de uso único, indicado para introduzir algum líquido ou solução laxativa no intestino para aliviar a tensão provocada por gases e líquidos no intestino grosso. Utilizável também para retirada de conteúdo fecal através do reto.
A sonda retal é utilizada para facilitar a introdução do supositório no reto. Alívio da constipação: Em casos de constipação severa, quando outras medidas não estão surtindo efeito, a sonda retal pode ser usada para administrar um enema, que é uma solução líquida inserida no reto para estimular a evacuação das fezes.
Nasoentérica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no intestino. Nasogástrica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no estômago do paciente. Orogástrica: introduzida através da cavidade oral e que fica localizada no estômago (1). Sonda localizada na porção duodenal ou jejunal do intestino.
A sonda alimentar é caracterizada por ser um tubo fino, feito de borracha macia e flexível, que vai até a 1ª porção do duodeno usado para alimentação e, em alguns casos, também para introduzir medicamentos necessários durante o tratamento. (É introduzida suavemente pelo nariz, descendo até o estômago).
Qual a diferença entre a sonda nasoenteral e sonda nasogástrica?
A principal diferença entre a sonda nasogástrica e a sonda nasoenteral está na localização em que cada uma é inserida e no objetivo de seu uso. Sonda nasogástrica: É inserida através da narina e fica localizada no estômago do paciente.
Qual a diferença entre sonda nasoenteral e gastrostomia?
Na gastrostomia, a sonda é colocada pela parede do abdômen até o estomago, posicionada diretamente no estômago, dando ao paciente maior conforto do que a sonda nasogástrica que, em uso prolongado, causa hiperemia (aumento da quantidade de sangue) nasal com formação de abscessos e tosse.
Sonda nasoenteral: responsável por alimentar o paciente com dieta enteral. Sonda gástrica: esse material hospitalar é introduzido no nariz até chegar ao estômago e é usado em casos de distensão abdominal, hemorragias gástricas e procedimentos como lavagem e alívio da pressão gástrica.
Lubrificar a extremidade da sonda nasogástrica. Inserir delicadamente a ponta da sonda no nariz e deslizar ao longo do assoalho da cavidade nasal. Apontar para trás, então para baixo de modo a permanecer abaixo do corneto nasal. Esperar sentir resistência leve à medida que o tubo passa pela nasofaringe posterior.
Qual a diferença entre a sonda de Levine e a sonda Dobbhoff?
➡️ SONDA DE DOBBHOFF - só dá para alimentação que pode ficar na posição gástrica ou pós pilórica (primeira, segunda ou terceira porção do duodeno). ➡️ SONDA LEVINE - fica na posição gástrica e serve para esvaziamento ou lavagem gástrica.
A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.
A sonda nasoenteral (SNE) corresponde a uma sonda que é inserida pela narina e vai até o estômago ou intestino. Já a gastrostomia é um procedimento no qual coloca-se uma sonda através da parede abdominal para chegar até o estômago ou intestino.
A intubação do trato digestivo é a passagem de um tubo de plástico pequeno e flexível através do nariz ou boca até o estômago (intubação nasogástrica) ou até o intestino delgado (intubação nasoentérica). Ela pode ser utilizada para fins de diagnóstico ou de tratamento.
Nutrição enteral por meio de sonda, como funciona? A sonda nasoenteral é necessária quando o paciente não consegue manter uma alimentação pelo método convencional, ou seja, via ingestão oral. Assim, é preciso colocar um tubo flexível no nariz, de forma que ele chegue ao estômago, duodeno ou jejuno.
Inserção: Sonda: inseridas em cavidades ou tratos do corpo, como a uretra para drenagem urinária (sonda vesical), o esôfago ou o estômago para administração de alimentos ou medicamentos (sonda nasogástrica), ou o reto para administrar medicamentos ou realizar enemas (sonda retal).
A gastrostomia é uma cirurgia realizada para a colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, através da pele da barriga diretamente até ao estômago, para permitir a alimentação e fornecimento de nutrientes nos casos em que a pessoa não consegue se alimentar pela boca.
Contra-indicações do uso de Sondas: Íleo adinâmico; obstrução intestinal completa; fístula enterocutânea proximal de grande drenagem; sangramento digestivo superior; alguns casos de síndromes disabsortivas.
Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasogástrica?
Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.