O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta segunda-feira, 29 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Assim, para poder concorrer a uma bolsa integral do ProUni 2024, que cobre 100% do valor da mensalidade do curso de graduação, o candidato deve provar que sua renda familiar bruta mensal, não ultrapassa 1,5 salário mínimo, por pessoa.
Inscrição para a lista de espera do Prouni: 4 a 5 de abril; Liberada a lista de espera: 7 de abril; Apresentação de Comprovação das informações do selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril.
Só pode ser candidato ao Prouni o estudante que tenha participado de uma das duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni e obteve, no mínimo, 450 pontos na média das 5 (cinco) notas do exame, além de nota na redação maior do que zero.
O Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsa de 50 a 100% em universidades privadas, segue com o mesmo formato neste ano, ou seja, dividido em duas etapas: Primeiro semestre: inscrições de 22 a 25 de fevereiro. Segundo semestre: data ainda não definida.
O ProUni 2024 recebe inscrições no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior de forma gratuita. Os interessados deverão entrar no sistema com os dados de acesso da conta gov.br. O ProUni abre inscrições duas vezes ao ano.
Para conseguir uma bolsa de 100% no Prouni é preciso ter renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salários mínimos. Vale lembrar que para a matrícula na instituição será preciso comprovar essa renda.
As inscrições do Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos - serão abertas a partir das 00h00 da segunda-feira (29), de acordo com o Ministério da Educação. O Programa disponibiliza bolsas de estudo - parciais e integrais - em instituições privadas.
Os resultados estarão disponíveis na página do Prouni e nas instituições de ensino participantes do programa. Consulte a data de divulgação dos resultados em Cronograma.
O aluno do Prouni precisa comparecer às aulas. Ele perderá o direito à bolsa do prouni se faltar a mais de 25% das aulas por período, de acordo com a grade curricular, sendo considerado como “evasão escolar”.
Ser pessoa com deficiência. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Sou bolsista do Prouni posso fazer outra faculdade ao mesmo tempo?
É possível cumular Prouni com outro curso superior em instituição pública federal? Infelizmente, não é legalmente correto cumular estudo em instituição pública de ensino superior e Prouni.
No entanto, como esta é uma época com forte concorrência, é possível que alguns estudantes fiquem sem vagas nas universidades que desejam. A boa notícia é que há o Prouni segundo semestre, que permite que os bolsistas consigam seus espaços no ensino superior para começar a estudar no meio do ano ou no próximo período.
O programa Quero Bolsa 2024 é um serviço que reúne em apenas um site, bolsas de descontos de até 70%, nas universidades privadas de todo o Brasil. São mais de 500 instituições parceiras do Quero Bolsa 2024. Por isso, essa é a oportunidade perfeita para você conquistar o ensino superior.
Quem pode se inscrever no Prouni 2024? Para poder participar do Prouni 2024, é preciso ter feito o Enem de 2022 ou de 2023, ter tirado no mínimo 450 na média das notas e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário cumprir uma série de critérios socioeconômicos.
Como participar da segunda chamada do Prouni 2024?
Lista de espera – O candidato que desejar participar da lista de espera do Prouni 2024/1 deve manifestar interesse nos dias 18 e 19 de março, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da lista de espera será divulgado pelo MEC, no dia 22 de março, no SisProuni.
Segunda chamada do Prouni 2024 está disponível, após 4 dias de atraso; confira! Após quatro dias de atraso, o resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2024 está disponível. A divulgação ocorreu neste sábado (2), sendo que o inicialmente previsto era dia 27 de fevereiro.
Três últimos contracheques, no caso de renda fixa. Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.