Quando chego a casa ou em casa?
A forma correta seria com a preposição «a»: "cheguei à casa".Quando eu chego está correto?
A conjugação “chego”, segundo a gramática normativa, é usada exclusivamente para a 1ª pessoa do singular (eu) no tempo presente do indicativo, ainda que assuma sentido de frequência ou de futuro próximo. Observe: Eu chego cedo ao meu trabalho. Eu chego à minha casa sempre às 18 horas.É correto dizer "cheguei em casa"?
“Cheguei a casa” é uma construção natural, sim – em Portugal. Assim mesmo, sem crase, com a ausência do artigo indicando que se trata da própria casa do sujeito. No Brasil, como se sabe, os falantes mantêm o artigo ausente, mas preferem há muitas gerações uma outra preposição: “Cheguei em casa”.Tinha chego ou chegado em casa?
Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem a forma regular (chegado), e não a forma irregular (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado; Dê uma chegada (não um chego) aqui.“Cheguei em casa” ou “cheguei a casa”? Com Professor Noslen
Tinha chego é errado?
Na norma culta da língua não existe o particípio 'chego', apenas 'chegado'. Não se trata, portanto, de um verbo considerado abundante. Assim também não admitem dois particípios os verbos 'trazer', 'abrir', 'cobrir', 'dizer' e 'escrever'.Onde usar chego?
Exemplos de uso do “chego”O uso de “chego” só se justifica na conjugação do verbo “chegar” na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Eu chego a pensar que falta bom senso à população.
Estou em casa é correto?
Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a? Ambas as expressões — «em casa do Pedro» e «na casa do Pedro» — estão correctas.Como se escreve a palavra chegou em casa?
Na língua culta, o complemento do verbo “chegar” é regido pela preposição “a”, mas, coloquialmente, ainda é comum o emprego de “em”.Estou em loja ou estou na loja?
O verbo comparecer não é normalmente acompanhado da preposição a. A preposição mais frequente é em. E, por isso, seria natural ouvir: «Compareça em frente da loja».Poderia ter chego ou chegado?
Por que não posso usar a construção “tinha chego”? No caso do verbo “chegar”, a norma padrão da língua portuguesa só aceita o particípio passado “chegado”. Isso quer dizer que, em qualquer construção, seja com os verbos “ter”, “haver”, “ser”, “estar” ou “ficar”, a forma correta é sempre “chegado”.Qual é o certo: chegou ou chegaram?
Errado: “Chegou duas cartas pra você”. Certo: “Chegaram duas cartas pra você”. A maioria das pessoas não errariam se o verbo estivesse depois do sujeito: “Duas cartas chegaram pra você”.Quem chega chega em algum lugar ou chega a algum lugar?
Quem chega deve chegar “a” algum lugar, e não “em” algum lugar.Estou a chegar ou estou chegando?
Portanto, é mais formal: estou chegando a Santos; coloquial: estou chegando em Santos.É correto falar "cheguei em casa"?
O modo com que o português brasileiro se desenvolveu permite que as frases “cheguei em casa”, “chegamos em Belo Horizonte”, ou “ela chegou em Londres na noite passada” sejam consideradas corretas, porque a linguística moderna entende que o idioma se transforma de acordo com os falantes.Quando eu chegar em casa ou quando eu chegar a casa?
Com base na explicação acima apresentada, pode-se concluir que a versão correta é “cheguei tarde a casa”, e não “em” como a maior parte das pessoas fala/escreve.Qual a diferença entre em casa e na casa?
Na casa usa-se para certa casa, determinada casa, por exemplo, na casa dele, na minha casa. Em casa é a locução que exprime o facto de não se estar noutro sítio (p. ex., na rua, na cidade, etc.).Estou chegando em casa ou a casa?
A palavra casa, na acepção de "lar", é entendida como um substantivo que não admite artigo, porque se pressupõe que já esteja definida. Por esse mesmo motivo, quando casa é sinônimo de "lar", não se diz "Eu volto para a casa" ou "Eu cheguei na casa", mas "Eu volto para casa" e "Eu cheguei em casa".Como se escreve em casa?
em casa advérbioEu fiquei em casa no sábado porque estava chovendo muito.