Quando podemos negar atendimento ao cliente?

A recusa injustificada ou discriminatória de atendimento, venda ou prestação de serviços ao consumidor é prática abusiva. A empresa só pode recusar a venda quando o produto ou serviço não está mais disponível.
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É crime se recusar a atender um cliente?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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Quando ocorre o direito de se recusar atendimento?

O item VII da Capítulo I (Princípios Fundamentais) do Código de Ética Médica assegura ao médico o direito de não ser "obrigado a prestar serviços (...) a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente".
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Sou obrigado a atender cliente chato?

Posso me recusar a atender um cliente mal-educado? É proibido, por lei, recusar atender um cliente sem motivos. Então, se o cliente está sendo somente indelicado ou grosseiro, é recomendável ter paciência e acionar o seu gestor. Contudo, se o cliente ofendê-lo e faltar com respeito, configura-se danos morais.
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O que não é permitido no atendimento ao cliente?

Promessas excessivas criam expectativas altas, que, se não forem atendidas, resultam em decepção e insatisfação do cliente. Esse tipo de prática não só prejudica a confiança, mas também pode levar a críticas negativas e má publicidade, afetando a percepção da marca no mercado.
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Direito do Consumidor - Parte 3 (Recusa de atendimento)

Quais podem ser as situações que levam a recusa no atendimento?

Na relação médico-paciente, existem algumas situações que possibilitam ao profissional médico a recusa do paciente. Entre tais situações destacam-se: falta de pagamento, comportamento inadequado e inaptidão do tratamento.
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Quando posso exercer o direito de recusa?

O direito de recusa é a prerrogativa legal de um trabalhador de interromper suas atividades ou recusar-se a executar um determinado trabalho quando constatar que a situação envolve riscos graves e iminentes para sua vida ou saúde.
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Sou obrigada a atender um paciente?

Assim, o médico somente é obrigado a atender um paciente em condições de urgência, ou de emergência, sob pena de omissão de socorro, sendo que caso não se caracterize esta situação, há a autonomia do médico, que tem a faculdade ética de atender - ou não- ao paciente.
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O que é considerado um mau atendimento ao cliente?

Podemos definir como mau atendimento ao cliente aquele que não atende às suas expectativas. Isso inclui não responder aos seus questionamentos, não atender aos seus pedidos, deixá-lo esperando por uma solução, entre diversas outras questões. O atendimento é um aspecto essencial para atrair e fidelizar mais clientes.
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Qual é a lei do atendimento ao cliente?

De acordo com o artigo 12 do Decreto 11.034/2022 da nova lei do SAC “É direito do consumidor acompanhar, nos diversos canais de atendimento integrados, todas as suas demandas, por meio de registro numérico ou outro tipo de procedimento eletrônico”.
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Quais são as regras do atendimento ao cliente?

8 regras de atendimento ao cliente para colocar em prática
  • 1 – Tenha empatia. ...
  • 2 – Saiba conversar com o cliente. ...
  • 3 – Priorize a comunicação. ...
  • 4 – Trabalhe com equilíbrio emocional. ...
  • 5 – Ouça a opinião do cliente. ...
  • 6 – Respeite os prazos. ...
  • 7 – Tenha pensamento positivo. ...
  • 8 – E a mais importante das regras : trabalhe com prazer.
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É crime negar atendimento ao cliente?

O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.
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Sou obrigada a atender todos os clientes?

A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação. É claro que, dependendo do tipo de incômodo que o cliente causa, o comerciante poderá acionar a polícia.
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Pode recusar serviço?

O Direito de Recusa ao Trabalho é um direito que o trabalhador tem para interromper ou recusar um trabalho, quando estiver exposto à uma situação de grave e iminente risco que esteja colocando a sua vida e a de outros trabalhadores ou pessoas em perigo.
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O que diz artigo 483 CLT?

Segundo o art. 483, alínea b, da CLT, o empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo.
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O que é direito de recusa conforme a NR 10?

NR-10 e 35: Os trabalhadores devem interromper suas tarefas exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis.
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Quando posso recusar atender um cliente?

Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições. Portanto, não se pode recusar atendimento ao consumidor sem motivos.
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Quando posso negar atendimento?

Conclusão. Como vimos, o médico pode recusar atendimento em casos de não prejudicar a saúde do paciente ou quando perceber que pode atrapalhar a sua relação com ele. Haja vista que a relação abalada pode alterar o resultado de um tratamento, já que as questões emocionais interferem na saúde de qualquer ser humano.
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Que diz o artigo 42 do Código do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
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Pode constranger o cliente?

O CDC proíbe o constrangimento, a discriminação e a coerção ao cidadão consumidor. O artigo 39º inciso V do Código de Defesa do Consumidor, está claro quando diz que que é ilegal “exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”.
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O que caracteriza constrangimento moral?

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.
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