Pelo contrário, a fruta oferece diversos benefícios à saúde e não faltam motivos para incluí-la no seu cardápio. O único cuidado é não comer muitas unidades. O ideal é não extrapolar o limite de 3 por dia.
Essa fruta também possui calorias e ingeri-la em excesso pode levar ao aumento do peso. É indicado de até duas bananas por dia, para que assim se possa aproveitar todos os seus benefícios", orienta a especialista.
“A banana pode ser consumida absolutamente à noite, com moderação, como parte de uma alimentação balanceada”, afirma a nutricionista Florence Thorez à revista “Santé Magazine”. Segundo a especialista, sua digestão demora muito, então é necessário reservar um tempo entre o final da refeição e a hora de dormir.
A banana maçã é rica em fibras, com 2,6 gramas, e também em proteínas, com 1,8 gramas. Nutricionistas afirmam que esta variedade de banana é a campeã em proteínas e fibra, sendo essencial para o desenvolvimento das crianças e para o fortalecimento dos idosos, que passam a perder tecido muscular com o envelhecimento.
A banana é uma fruta muito utilizada no preparo de vitaminas e smoothies. No entanto, a mistura dela com a maçã, o mirtilo, a framboesa e até mesmo o cacau para o preparo dessas bebidas não é indicado, pois a combinação reduz suas propriedades nutricionais.
Pelo contrário, a fruta oferece diversos benefícios à saúde e não faltam motivos para incluí-la no seu cardápio. O único cuidado é não comer muitas unidades. O ideal é não extrapolar o limite de 3 por dia.
De tamanho pequeno, pode ser consumida em receitas de bolo, torta ou mesmo cozida. Ela tem em 100g, aproximadamente, 87 kcal, 264 mg de potássio, 24 mg de magnésio e 2,6 g de fibras.
A banana é conhecida por ser fonte de potássio, que é um mineral essencial para ter um bom sono. Além disso, ela ajuda na produção do triptofano, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento. Por esses motivos, ela pode fazer bem se consumida antes de dormir.
- Banana: Muita gente já andou se perguntando o que comer antes de dormir, mas pouca gente lembra-se da banana. A fruta pode ser consumida de maneira rápida e é rica em magnésio e triptofano, que agem como relaxantes musculares e induzem o corpo ao sono.
Por isso, ela é uma ótima opção para pessoas que estão de dieta com foco em emagrecimento. A fruta também tem um alto teor de potássio e magnésio, dois nutrientes que desempenham um papel importante no sistema nervoso e na contração e relaxamento dos músculos.
Abaixo, confira as indicações de frutas, segundo Fernanda, para o consumo noturno: Banana: uma dica é consumir a banana quente com canela, que além de ter bastante nutriente, ajuda muito na sensação de conforto e na indução do sono. Ela é rica em triptofano e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e B12).
A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.
No geral, Juliana Vieira costuma recomendar apenas uma unidade por dia para seus pacientes. Isso porque comer a fruta de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação também serve para garantir mais variedade de ingredientes nas refeições.
Quais os benefícios da banana-maçã para o intestino?
Graças a esses componentes, ela é a fruta ideal para regular o intestino em períodos de diarreia – principalmente quando estamos falando da banana-maçã. Ela também é rica em carboidratos que podem ajudar a prender o intestino.
Apesar da penca de benefícios, a banana – não importa o tipo – carrega mais calorias do que a maioria das frutas. Veja a comparação de 100 gramas de cada fruta de acordo com a tabela brasileira de composição de alimentos (Taco/Unicamp).
Já a banana-da-terra, ou banana-comprida, é bem maior, podendo chegar a quase 30 centímetros de comprimento, tem menos açúcar e uma grande quantidade de amido.
Se você quer aproveitar de todos esses benefícios, passe a incluir a banana e a maçã na sua alimentação. As duas podem ser consumidas todos os dias sem nenhum problema. Você comer cada uma separadamente ou preparar saladas de frutas para saborear na sobremesa ou ao longo do dia.
Para quem deseja consumir vitaminas com banana ou outras frutas e vegetais com alta atividade de PPO, como beterraba, a sugestão é não combiná-los com frutas ricas em flavanol, como frutas vermelhas, uvas e cacau.
É rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, Cálcio, ferro e ácido fólico. A banana também contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina.
"Embora as bananas sejam nutritivas e possam fornecer uma fonte rápida de energia pela manhã, seu alto teor de açúcar pode levar a um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue quando consumidas sozinhas com o estômago vazio", disse a nutricionista Lauren Manaker ao portal “Well+Good”.
Quantas bananas pode comer por dia para não engordar?
O ideal é que seja consumida 1 banana ao dia para obter seus benefícios e evitar o aumento de peso. Como consumir: Para poder consumir a banana sem engordar, a porção recomendada é 1 banana pequena ou 1/2, caso seja muito grande.
Não existe nenhuma fruta que tenha alguma interação alimentar com ovos. Talvez alguma outra combinação de alimentos ou alguma sensibilidade momentânea pode estar causando algum sintoma. Nesse caso uma anamnese feita com o nutricionista pode te ajudar a solucionar.