O islamismo permite que o homem se case com até quatro mulheres, mas estabelece condições para esses matrimônios. Uma delas, e a mais rígida, é a de que o homem deve ter condições de tratar todas as esposas com igualdade.
Na Índia o número de esposas está ligado ao sistema de castas: um Brâmane (clero hindu) poderia ter quatro esposas na ordem direta das (quatro) castas; Um Xátria (nobreza), três; Um Vaixá (comerciantes), duas; Um Sudra (servos), uma só.
A lei de Manu também diz que, mesmo depois de o marido morrer, a viúva ainda é parte dele e não deve se casar de novo. Existem também na Índia os viuvários onde as viúvas que não tem como se sustentarem vivem em espécies de asilos custeados pelo governo.
“Legalmente é proibido, mas é uma prática socialmente aceita”, disse Sandhya Pillai, uma curadora do Centro de Recursos para Mulheres Sakhi, em Kerala.
Sofer diz que há dezenas de casos de poligamia judaica em Israel, mas admite a dificuldade de precisar quantos, porque muitos o fazem às escondidas. 'Aqui é permitido a um judeu ter duas esposas, desde que tenha autorização de um dos dois rabinos chefes.
Qual o país em que o homem pode ter mais de uma mulher?
Líbano – o homem pode ter até 4 esposas, desde que dê sustento a elas, vivendo na mesma casa, porém não poderá se divorciar, seguindo a tradição islâmica. Afeganistão – se o homem desejar, segundo o Alcorão, ele pode tomar no máximo quatro esposas, e não pode se divorciar.
A poligamia é permitida no Marrocos, mas só em casos excepcionais: um homem precisa da permissão expressa da primeira esposa para desposar uma nova, e isto transformou o fenômeno em quase residual. Somente em 0,26% dos casamentos realizados no país.
Sobre punições, o livro aconselha o marido a repreender a mulher, "bater com a mão ou uma vara", esconder dinheiro dela ou "puxá-la pelas orelhas", mas deve "evitar bater em excesso".
O Artigo 62, sobre casamento polígino: “O casamento de uma quinta mulher não será válido enquanto as quatro continuem sendo esposas do homem.” Assim, permite-se que um homem case com mais de uma esposa, até quatro mulheres, e pode casar com outra desde que não tenha quatro mulheres ao mesmo tempo.
O amor está no ar! Ou melhor, no Domingol com Benja. No programa deste domingo (19), o comentarista e ex-jogador Emerson Sheik casou-se, de maneira descontraída, com Verinha.
O Alcorão reconheceu o direito de uma mulher escolher seu próprio parceiro de casamento e fixou limites à prática da poliginiaː um homem poderia ter até quatro esposas, se ele pudesse providenciá-las e tratá-las igualmente.
África do Sul estuda permitir mulheres de terem maridos e incomoda conservadores. O governo da África do Sul está considerando permitir que as mulheres tenham vários maridos, uma possibilidade que causou alvoroço entre os conservadores do país.
Em todos, a poligamia é liberada,mas apenas homens podem ter mais de uma cônjuge. Aliás, o emir do Qatar tem três esposas: Jawaher bint Hamad bin Suhaim Al-Thani, Anoud bint Mana Al Hajri e Noora bint Hathal Al Dosari.
Desde Novembro de 2006, o casamento gay é reconhecido em Israel. A união civil entre pessoas do mesmo sexo é reconhecida desde 1993, e um casal homossexual usufrui de quase todos os direitos de um matrimônio heterossexual.
Qual o país em que o homem pode casar com mais de uma mulher?
Camarões. A poligamia é legal em Camarões. O casamento com mais de duas esposas é visto como símbolo de riqueza e status para os homens e mais praticado nas áreas rurais do país. Diferentemente de outros países, os homens não têm limitação em relação à quantidade de esposas que podem ter.
Chama-se poliandria a união conjugal de uma só mulher com vários homens. Pode ser simultânea ou sucessiva, conforme se tenha vários maridos de uma só vez ou um depois do outro (pelas segundas ou terceiras núpcias). Recebe o nome de poligamia, a união conjugal de um só homem com várias mulheres.
Uma viúva na Índia carrega para sempre o fardo de ter sobrevivido ao marido, está “fisicamente viva, mas socialmente morta”, nas palavras da psicóloga Vasantha Patri, de Deli, que escreveu sobre a situação difícil das viúvas da Índia.
Antes da decisão, qualquer homem pego tendo relações com uma mulher casada sem o consentimento de seu esposo poderia ser condenado a até cinco anos de prisão.
O que acontece com a mulher que fica viúva na Índia?
Segundo as Leis de Manu (legislação Indiana e texto sagrado do hinduísmo): “A viúva deve sofrer até a morte, preservada e casta. A esposa virtuosa que perma- nece pura após a morte de seu marido vai para o paraíso. Uma mulher infiel a seu marido irá renascer no útero de um chacal”.