Quanto tempo demorou para Davi ser rei depois de ser ungido?
A vida de Davi mudou de uma forma tremenda. Aquela unção marcou os propósitos de Deus para a vida dele”, disse Nicolaevsky. Ainda de acordo com o especialista, se passaram cerca de 16 anos da primeira unção para as outras duas. Diferentemente de Saul, ele não teve uma coroação pública diante do povo.
Você sabe quanto tempo passou desde o dia em que Davi foi ungido pelo profeta Samuel até o momento em que finalmente se tornou rei de Israel? Estudiosos da Bíblia dizem que essa espera pode ter durado cerca de 15 anos. Davi foi ungido e voltou para o pasto, a fim de cuidar das ovelhas do seu pai.
4 Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos. 5 Em Hebrom reinou sete anos e seis meses sobre Judá, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.
O primeiro quesito para alguém alcançar as promessas de Deus é a perseverança. A Bíblia nos mostra vários exemplos sobre isso. Davi esperou mais de 13 anos para que a promessa começasse a se cumprir em sua vida (foi coroado rei em Hebrom – tinha 30 anos).
Quanto tempo demorou para se cumprir a promessa na vida de Davi?
Ele ora ao Senhor, e a bíblia diz que ele foi pai aos 60 anos. Davi passou pelo menos 15 anos esperando o cumprimento da promessa para assumir o trono de Israel.
A vida de Davi mudou de uma forma tremenda. Aquela unção marcou os propósitos de Deus para a vida dele”, disse Nicolaevsky. Ainda de acordo com o especialista, se passaram cerca de 16 anos da primeira unção para as outras duas. Diferentemente de Saul, ele não teve uma coroação pública diante do povo.
Foi ungido três vezes: por Samuel na sua juventude; pelos homens de Judá para ser rei em Hebrom e, finalmente, pelos anciãos das dez tribos do Norte, como rei sobre todo o Israel. Davi foi escolhido por Deus para suceder a Saul, o primeiro monarca de Israel. Saul não atendeu às prescrições divinas e foi rejeitado.
Ungiram Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e reinou quarenta anos. Em Hebrom, reinou sobre Judá sete anos e seis meses; em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.
Ele é descrito como tendo seis côvados e um palmo de altura (2,92 metros), tendo em sua cabeça um elmo de bronze, e usando uma couraça de escamas de bronze pesando cinco mil siclos (57 kg), com grevas de bronze sobre suas pernas e um Dardo de bronze entre seus ombros.
Foi Davi que, após sair vencedor deste conflito, com o vácuo de poder gerado pela morte de Saul em batalha contra os filisteus, criou uma monarquia israelita forte e unificada, e reinou de cerca de 1000 a.C. até 961 a.C. Salomão, o sucessor de Davi, conseguiu manter a união durante seu período como monarca, que foi de ...
Mesmo tendo oportunidade de se vingar de Saul, jamais estendeu sua mão contra o ungido do Senhor. No tempo oportuno, Deus pavimentou seu caminho para o trono e Davi foi ungido rei sobre Israel. Depois de sete anos como rei em Hebrom, Davi, agora, é ungido rei sobre todo o Israel.
3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.
2Samuel 5:4-5 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Davi tinha 30 anos quando começou a reinar e, ao todo, reinou por quarenta anos. Havia reinado sobre Judá sete anos e seis meses e, em Jerusalém, reinou sobre todo o Israel e Judá por 33 anos.
Ungiram Davi rei sobre Israel, segundo a palavra do Senhor por intermédio de Samuel. Logo após esta terceira unção como rei, Davi e o exército subiram e conquistaram Jerusalém. Davi reinou por aproximadamente sete anos em Hebrom sobre Judá e depois 33 anos em Jerusalém sobre todo Judá e Israel juntos.
E Davi, que era apenas um pastor – uma escolha de seus irmãos e pais, pois, acreditavam que ele nunca seria nada e nem capacidade tinha pra ser alguém –, foi ungido na presença dos seus irmãos e escolhido por Deus para ser rei de Israel.
Por isso, a promessa é construída num jogo de palavras: Davi não construirá a “Casa” de Deus, mas Deus construirá a “Casa” de Davi para preservar a vida das tribos de Israel. A outra perspectiva é a experiência dos maus reis e o julgamento feito pelos profetas: os maus reis devem ser castigados e punidos.