Quanto tempo pode ficar sem trocar o óleo da moto?
O manual do usuário da sua moto fornecerá os intervalos de manutenção recomendados, mas como regra geral: O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Quanto tempo posso ficar sem trocar o óleo da moto?
Variando de modelo para modelo, a maioria das motos necessita de troca a cada 5.000 km ou 6.000, algumas ainda variando entre 10.000 km e 12.000 km, ou ao menos uma vez por ano.
O que pode acontecer se eu não trocar o óleo da moto?
Permitir a presença de óleo vencido no motor gera desgaste prematuro dos seus componentes. Além disso, os problemas tornam-se maiores na medida em que a troca é adiada. Ao ignorar a manutenção preventiva, uma das consequências pode ser a fundição do motor. Aí, a dor de cabeça será das grandes.
O óleo vale por um período de 6 meses a partir do dia em que a embalagem foi aberta, independentemente da quilometragem rodada. Isso quer dizer que mesmo que sua moto fique parada por 6 meses, você deverá trocar o óleo após esse período.
Quando devo trocar o óleo por quilometragem ou por tempo de uso?
Quanto tempo posso atrasar a troca de óleo?
Para garantir que seu motor permaneça com ótimo desempenho é recomendado fazer a troca do óleo entre 6 e 12 meses ou de 5.000 Km a 10.000 Km, considerando sempre o que chegar primeiro. É importante estar atento também com o prazo de validade do seu óleo do seu carro.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma. Mas e se proprietário tiver desrespeitado o prazo da troca de óleo por larga margem?
Como saber se está na hora de trocar o óleo da moto?
Para saber qual é a hora certa de trocar o óleo de sua moto, a principal recomendação dos fabricantes é só uma: seguir à risca o manual. Tanto em relação ao óleo a ser utilizado quanto ao intervalo entre as trocas. "Muitas pessoas trocam o óleo com 1.500 km, mas não há necessidade.
Após sair da embalagem, ele dura seis meses. Mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada, depois desse período o óleo deve ser substituído. Trocar o óleo toda semana ou a cada 1.000 km, além de jogar dinheiro fora e fazer mal para a moto, gera resíduos desnecessários para o meio ambiente.
Porém, a moto parada por uma semana é uma excelente estimativa. Isso porque esse período de aproximadamente 7 dias de inatividade pode acarretar defeitos em partes essenciais, como na bateria. Muitos fatores podem diminuir esse intervalo, como o estado de conservação do veículo, o clima frio e a umidade do ar.
Acúmulo de resíduos: Com o tempo, o óleo usado acumula partículas de sujeira, carbono e resíduos provenientes da queima de combustível. Se não for trocado, esse óleo contaminado pode formar depósitos dentro do motor, obstruindo dutos e passagens, prejudicando o fluxo de óleo e reduzindo o desempenho do motor.
Aquecimento excessivo: O óleo também ajuda a dissipar o calor gerado pela combustão no motor. Quando o óleo está vencido, ele não consegue realizar essa função adequadamente, o que pode levar a um superaquecimento do motor e danos graves.
O que acontece se passar da quilometragem da troca de óleo?
No entanto, com a correria do dia a dia, é comum que alguns motoristas esqueçam do prazo de troca. Rodar com óleo vencido pode trazer sérios riscos para o motor, como: Desgaste prematuro: o óleo é responsável por lubrificar e proteger as peças do motor.
Quando o intervalo de troca é muito grande, os desgastes dos anéis de pistão, do cilindro, da saia, do comando de válvulas e entre outras peças é elevado, danifica os componentes, causa perda de performance e aumento do consumo de combustível, em casos mais graves pode até quebrar uma peça ou travar o motor.
Se o motor começa a vibrar muito quando o veículo está em marcha lenta, o óleo pode estar vencido. Isso acontece porque o atrito entre pistões, anéis e marcha aumenta consideravelmente.
O manual do usuário da sua moto fornecerá os intervalos de manutenção recomendados, mas como regra geral: O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
Com essas modificações que ocorreram nas últimas décadas, as trocas de óleo de moto a cada 1.000 km passaram a ser mais espaçadas. Hoje na maioria dos modelos menores é comum que essas preventivas sejam a cada 5.000 km ou 6.000 km.
Se o nível de óleo estiver bom, você também deve aproveitar para avaliar a condição do óleo. Ele deve estar verde ou amarelo, brilhante e translúcido. Mas se estiver preto ou escuro, é porque o óleo foi queimado e contaminado, o que significa que é preciso trocar imediatamente o óleo do motor.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
E a última dica para saber se é a hora certa de trocar o óleo, é ver o nível do lubrificante. Fale para seu cliente que o correto é o líquido ficar entre os riscos de mínimo e máximo na vareta de medição, em qualquer ponto. O óleo abaixo do nível interfere na lubrificação do motor e na limpeza do mesmo.