Por que brasileiros não são considerados latinos no censo dos EUA. Em 2020, ao menos 416 mil brasileiros vivendo nos Estados Unidos se identificaram como “hispânicos ou latinos” na ACS (American Community Survey), maior pesquisa domiciliar americana.
Mas, a partir de 2000, o Departamento do Censo dos EUA passou a fazer uma recategorização posterior. Assim, quem dizia ser "hispânico ou latino", mas, ao mesmo tempo, informava ser brasileiro, era então reclassificado como "não hispânico ou latino".
Oficialmente, brasileiros não são considerados "hispânicos ou latinos" nos Estados Unidos. A origem disso está numa lei aprovada em 1976 pelo Congresso americano, que determinou a coleta de dados no país sobre um grupo étnico específico: "Americanos de origem ou ascendência espanhola".
Mas definição do governo americano considera como 'hispânicos ou latinos' apenas pessoas de países de língua espanhola. Em 2020, ao menos 416 mil brasileiros vivendo nos Estados Unidos se identificaram como "hispânicos ou latinos" na ACS (American Community Survey), maior pesquisa domiciliar americana.
Para muitos pesquisadores tradicionais, ela engloba apenas os vinte países das Américas colonizados por Portugal e Espanha: Argentina, Haiti, Bolívia, Honduras, Brasil, México, Chile, Nicarágua, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Paraguai, Cuba, Peru, Equador, República Dominicana, El Salvador, Uruguai, Guatemala e ...
Quem nasce no Brasil pode ser chamado de americano?
Por que no Brasil adotamos "americano"? Apesar de os brasileiros utilizarem muito pouco o nome "América" para se referir aos Estados Unidos, "americano" segue sendo o gentílico mais comum no país.
A Europa latina inclui principalmente a Itália, a França, Portugal, a Romênia e a Espanha, como também pequenos Estados como San Marino, o Vaticano, Andorra, a Moldávia e Mônaco.
Porque nós brasileiros somos chamados de latinos americanos?
Nome que inclui todos os países do continente americano em que se falam línguas derivadas do latim (espanhol, português e francês), por oposição à América anglófona. O nome América Latina também está correto.
O Brasil é o maior país da América do Sul; seu território ocupa quase a metade do continente sul-americano (47,3%), com uma superfície de 8.515.767,049 quilômetros quadrados.
Latino não tem nada a ver com raça ou cor. Todos os povos que falam um idioma derivado do LATIM são chamados de LATINOS, inclusive Italianos, franceses e espanhóis. A América Latina tem esse nome porque foi colonizada por países de idioma derivado do LATIM como português e espanhol.
Roberto de Souza Rocha (Rio de Janeiro, 2 de fevereiro de 1973), mais conhecido pelo nome artístico Latino, é um cantor, compositor, produtor, multi-instrumentista e ator brasileiro.
Povos latinos ou povos de cultura latina refere-se a povos com a cultura dos países cuja língua veicular e parte de seu legado cultural e étnico seja derivado da Roma Antiga.
Não, isso não acontece porque os espanhóis reconhecem e até com certa alegria que seu idioma é derivado do latim, mas que quem nasce na Espanha é espanhol. Para um espanhol, os latinos são pessoas que nasceram na América Latina.
Segundo o censo americano, a categoria hispânico ou latino não incluiria os brasileiros ou americanos com origens no Brasil, pois é específico para pessoas de "cultura ou origem espanhola".
A América Latina tem as maiores diásporas de espanhóis, portugueses, africanos, italianos, libaneses, árabes e japoneses do mundo. A região também possui grande população de alemães (a segunda maior depois dos Estados Unidos), franceses, chineses e judeus.
Oficialmente, brasileiros não são considerados “hispânicos ou latinos” nos Estados Unidos. A origem disso está numa lei aprovada em 1976 pelo Congresso Americano, que determinou a coleta de dados no país sobre um grupo étnico específico: “americanos de origem ou descendência espanhola”.
Qual a forma correta de chamar quem nasce no Brasil?
A rigor, independentemente dos registros, uma única forma acaba por consolidar-se no uso geral da língua – o mesmo processo, aliás, pelo qual passou o gentílico “brasileiro”, antes de suplantar as até hoje registradas “brasilense”, “brasiliense”, “brasiliano”, “brasílico”, “brasilíada”, “brasílio” e “brasil”.
Em primeiro lugar, é preciso que você entenda que um brasileiro nato é aquele que possui a nacionalidade brasileira originária, ou seja, a que foi adquirida por conta do nascimento. De forma simplificada, isso quer dizer que a pessoa nasce brasileira.
O termo "América Latina" foi usado pelo Império Francês de Napoleão III da França durante sua invasão francesa no México (1863-1867) como forma de incluir a França entre os países com influência na América e excluir os anglo-saxões.
Os latinos foram um povo que habitou principalmente a zona centro-meridional da península Itálica no I milênio a.C. Faziam parte do grupo dos itálicos, juntamente com os úmbrios, sabinos e volscos.