Quais são os sintomas da infecção pelo HPV ou da NIC (neoplasia intra-epitelial cervical)? A infecção pelo HPV ou NIC geralmente não apresenta sintomas, algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer do colo do útero.
A primeira menstruação após o CAF pode ser mais intensa. As causas de sangramento uterino anormal precisam ser descartadas, como miomas, pólipos e adenomiose. Existem medicações que podem reduzir ou cessar o sangramento como anti-inflamatórios e anti-fibrinolíticos. Cheque a biópsia da sua cirurgia.
Mas o NIC 1 não é o responsável pelo ardor, inchaço e dor após a relação. Com relação ao NIC 1, você deverá repetir o Papanicolaou em 6 meses. Você tem 80 a 90% de chance de apresentar uma remissão desta lesão sem qualquer tratamento.
O NIC 1 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1, é uma lesão de baixo grau provocada no colo uterino pelo HPV. Não é uma lesão grave e tem 80 a 90% de desaparecer sem qualquer tratamento. A orientação é repetir o Papanicolaou em 6 meses sem necessidade inicial de colposcopia ou biópsia.
É importante ressaltar que nem sempre quem tem NIC tem HPV ou, principalmente, o inverso, pois estima-se que boa parte das mulheres sexualmente ativas já tiveram contato com o HPV, mas não desenvolveram lesões devido à eficiência de seu sistema imune.
Na ausência de tratamento, o tempo mediano entre a detecção de uma displasia leve (HPV, NIC I) e o desenvolvimento de carcinoma in situ é de 58 meses, enquanto para as displasias moderadas (NIC II) esse tempo é de 38 meses e, nas displasias graves (NIC III), de 12 meses.
O NIC 1 não é a causa do seu sangramento na relação, ardor, corrimento e coceira. Esses sintomas fazem nos pensar na candidiase. O NIC 1 tem 80 a 90% de chance de regressão espontânea e não necessita de qualquer tratamento, colposcopia ou biópsia.
A recomendação é a regressão espontânea da lesão em 80 a 90% dos casos. O risco de evolução para câncer é menor que 10%. A recomendação é a repetição do Papanicolaou em 6 meses, sem necessidade inicial de colposcopia, biopsia e qualquer tratamento.
Com a retirada do útero, você não vai mais menstruar. Mas se os seus ovários estão intactos, você ainda irá ovular. Por isso, ainda pode ter cólicas parecidas com as da menstruação. No caso de os ovários também terem sido removidos na cirurgia, existem outros desafios pela frente.
As principais complicações podem ser sangramento excessivo ou infecção. É normal apresentar sangramento em pequena quantidade nos dias subsequentes ao procedimento.
Porém, em locais onde não há fácil acesso ao hospital, o procedimento pode ser realizado em consultório sob anestesia local. Assim, a recuperação da cirurgia de CAF/LEEP demanda apenas repouso, principalmente de atividades físicas e relações sexuais, que devem ser evitadas por 20 e 30 dias, respectivamente.
O tratamento clínico de pacientes com lesoes NIC 1 pode seguir um dos seguintes cursos: (i) tratamento imediato ou (ii) acompanhamento da paciente e, posteriormente, tratamento se a lesao for persistente ou progressiva após 18 a 24 meses.
Muito obrigado pela sua pergunta, todos os tipos de lesões de colo de útero devem ser acompanhados de perto pelo seu médico, no caso de NIC1 é um tipo de lesão bem tranquila e que geralmente apresenta recuperação espontânea, desse modo, você pode sim engravidar normalmente sem nenhum problema.
A NIC III já é um câncer em estádio inicial com chance de cura se aproxima de 100% se tratada adequadamente. NIC I pode regredir espontaneamente na maioria das pacientes, no entanto, na presença deste diagnóstico deve ser feito avaliação por um médico especialista.
A lesão de baixo grau no colo uterino ou NIC 1 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis. Todos os seus parceiros sexuais deverão procurar atendimento médico.
A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
NIC I, é uma neoplasia intra-epitelial de baixo grau e tem cura na maioria dos casos, O diagnóstico deve estar concordante com os 3 métodos (Papanicolau, Colposcopia e biópsia) e se a pessoa não tiver nenhum problema de imunidade muitas vezes não precisa fazer tratamento, apenas acompanhamento.
O NIC 1 não é um indicação de histerectomia. Mesmo que a lesão de NIC 1 regrida sozinho e sem tratamento, você pode manter uma infecção crônica e latente pelo HPV. Isso faz que você mantenha a necessidade de seguimento periódico com Papanicolaou e/ou colposcopia.
O exame Preventivo com a biópsia confirmam o resultado de NIC I que é, provavelmente, decorrente de uma infecção por algum outro subtipo não detectado na captura híbrida. Dessa forma, o acompanhamento ginecológico deve ser realizado de forma adequada.
A NIC 1 significa só uma infecção viral pelo HPV. AS NIC 2 e 3 são consideradas lesões pré-câncer do colo uterino e requerem tratamento para prevenir progressão para o câncer. Na presença dessas alterações, não deixe de procurar seu ginecologista.
Por isso, que a conduta com relação ao NIC 1 é repetir o Papanicolaou em 6 meses, sem necessidade de colposcopia ou biópsia. Em caso de NIC 1 persistente por mais de 6 a 12 meses, poderá ser tratado por cauterização por laser ou excisão da zona de transformação.
O NIC 1 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Não é um câncer. Entre o aparecimento de uma displasia cervical leve ou NIC 1 e o desenvolvimento de um câncer de colo uterino, o tempo é de mais ou menos 8 a 10 anos.
O HPV e o NIC 1 não contra-indicam o parto normal e você não precisa realizar uma cesárea desnecessária. Você deverá tratar as lesões pelo HPV. Se você estiver sem lesões, o risco de transmissão para o seu filho reduz bastante.