A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc.
Procure alimentos fonte de vitaminas B (B5 e B6 em particular) são alimentos para as supra-renais e podem estar em níveis baixos em uma dieta rica em gorduras e com poucos carboidratos. B12 e folato também ajudam na produção de energia.
A glândula supra-renal (ou adrenal, como também é conhecida) faz parte do sistema endócrino e está localizada acima de cada rim. Elas são divididas em córtex e medula. O córtex é responsável por produzir hormônios como a aldosterona, cortisol e alguns hormônios sexuais.
Exames para avaliar o funcionamento das glândulas supra-renais só devem ser realizados caso o seu médico suspeite de alguma alteração na avaliação clínica. Caso apresente alguma suspeita, procure um endocrinologista para avaliar se há necessidade de alguma investigação.
Tumores na adrenal, também conhecida como suprarrenal. Esse nome significa uma glândula que fica ao lado ou acima do rim. É uma glândula que muitas pessoas desconhecem, mas não podemos viver sem ela. Se não tivermos as duas glândulas funcionando, podemos chegar até a perder a vida.
A pessoa com insuficiência adrenal sente fraqueza, cansaço e tontura ao se levantar depois de ter ficado sentada ou deitada. Esses sintomas podem surgir de forma gradativa e insidiosa. A pessoa com a doença de Addison apresenta manchas escuras na pele.
A medula da suprarrenal produz noradrenalina e adrenalina, denominadas catecolaminas. 4 – A adrenalina e a noradrenalina são hormônios importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo, diante de condições de estresse, tais como emoções fortes, infecções, doenças graves, entre outros.
- Vitamina C: Este deve ser o suplemento número um, se você tiver fadiga adrenal. Há uma relação direta entre a quantidade de cortisol e a quantidade de vitamina C que é usada. Se você está constantemente sob stress, o cortisol resultando esgotará os níveis de vitamina C.
Uma alimentação adequada, a busca de um peso saudável e uma rotina de atividades físicas regulares fundamentam o tratamento. Na grande maioria das vezes, estas mudanças são suficientes para promover uma melhora significativa nos sintomas, além da qualidade de vida do indivíduo.
Estresse constante e má nutrição podem enfraquecer as glândulas supra-renais. Eventualmente, isso faz com que as glândulas supra-renais, a linha de frente na reação ao estresse, se desgastem e se esgotem, causando a chamada exaustão adrenal.
O endocrinologista é o médico especialista responsável por diagnosticar e tratar as doenças e distúrbios do sistema endócrino, que é formado por diversas glândulas, dentre elas a tireoide, a hipófise, o pâncreas, as adrenais (supra-renais), os ovários, os testículos e o próprio tecido adiposo.
Pode ser causada por mecanismos autoimunes, na tuberculose de supra-renal e quando ocorre acometimento das glândulas por metástases de tumores malignos de outros sítios. Doenças genéticas que levam a erros na produção hormonal das supra-renais também ocorrem, como na hiperplasia adrenal congênita.
Os exames de ressonância magnética são úteis para exames do cérebro e da medula espinhal. Em pacientes com suspeita de câncer da glândula suprarrenal, a ressonância magnética do cérebro é feita para examinar a glândula pituitária.
O que aconteceria caso as glândulas suprarrenais não estivesse funcionando?
– a pele vai se tornando fina e frágil, com aparecimento de hematomas sem trauma importante. – fraqueza, cansaço, nervosismo, insônia e alterações de humor. – elevação da pressão arterial. A deficiência do hormônio cortisol é chamada de doença de Addison, que é muito rara na população.
A cirurgia é o principal tipo de tratamento para o estágio I e II do câncer de glândula suprarrenal, quando toda a glândula é removida. Como cada pessoa tem duas glândulas suprarrenais, a remoção de uma delas geralmente não provoca problemas para o paciente.
O exame de ACTH mede as quantidades de hormônio adrenocorticotrófico no sangue. É usado para verificar se problemas com a glândula pituitária e glândulas suprarrenais. O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é responsável por estimular a produção de cortisol.
Teste da estimulação do hormônio adrenocorticotrópico (ACTH): tem como objetivo avaliar a capacidade adrenal em sintetizar cortisol. Ele é um teste dinâmico que consiste na administração de ACTH sintético seguido da dosagem do cortisol sérico após 30 a 60 minutos.
As Glândulas Suprarrenais desempenham papel na regulação da resposta adaptativa do organismo ao estresse, na manutenção do equilíbrio da água corporal, do sódio e do potássio, bem como no controle da pressão arterial.
A insuficiência adrenal é uma condição em que há diminuição da produção de cortisol pelas glândulas adrenais, que são glândulas presentes acima dos rins, causando sintomas como franqueza, cansaço, tontura, diarreia, dor muscular, diminuição do apetite e de peso.
Os sintomas mais comuns do câncer de adrenal são: dor abdominal (50%), fadiga (25%), massa abdominal (25%), perda de peso (15%), hematúria (sangramento da urina) (7%), febre (7%) e sintomas referentes ao excesso de esteróides, tais como acnes, oligomenorréia e fragilidade cutênea.