O nariz ressecado pode ser causado por estar em ambientes muito secos, usar aquecedor, rinite alérgica, gripe e resfriado, desidratação ou uso excessivo de descongestionantes nasais, por exemplo.
O que fazer quando o focinho do cachorro está ressecado?
O ideal é comprar um próprio para cães. Passe também vaselina para manter o focinho hidratado e aliviar as rachaduras. Ambos os produtos devem ser aplicados em pouca quantidade, pois o pet começará a lamber para se livrar do incômodo. Outra maneira de diminuir o ressecamento é lavar o nariz com água e sabão.
O que significa quando o focinho do cachorro está seco?
Muitas vezes, o nariz fica seco pelo clima ou temperatura, mesmo que o peludo esteja saudável. Caso o cão esteja com problemas de saúde, além de focinho ressecado, ele deve apresentar outros sintomas, como apatia, falta de apetite ou dificuldade de locomoção. Nesse caso, é importante procurar ajuda de um veterinário.
O Bálsamo para Focinho - Nose Balm é a solução ideal para hidratação do nariz dos cães com tendência ao ressecamento. O Nose Balm Vetfleur é feito com produtos totalmente naturais e não leva parabenos ou aditivos químicos em sua composição.
Já no caso do cão estar produzindo lágrima suficiente, sem sinais oftálmicos e ter a lesão no nariz, pode ser o indicativo de alguma doença como cinomose, leishmaniose (doenças infecciosas) ou mesmo uma doença auto imune chamada Lupus que no PetCare é tratada pela nossa equipe junto ao dermatologista veterinário.
Como evitar o NARIZ RESSECADO e nāo sinta mais ele arder- Dr. Paulo Mendes Jr - Otorrino em Curitiba
O que fazer quando o nariz do cachorro fica seco?
Nestes casos, deve consultar o seu veterinário para que ele lhe possa recomendar tratamento ou um protetor solar para o cão, caso necessário. Lareiras, aquecedores e até computadores ou outros eletrodomésticos que produzem muito calor podem causar o nariz seco num cão.
A papilomatose oral canina é uma virose comum, que pode atingir cães de todas as idades, principalmente os filhotes. A doença causa verrugas na boca, na língua e no focinho do animal.
Outro ingrediente que pode ser um importante aliado na hora de hidratar o nariz dos pets é a aveia, que pode aumentar a hidratação da epiderme, que é a camada mais superficial da pele. A aveia é rica em vitamina E, que ajuda a fortalecer a barreira cutânea, além de ter efeito calmante para peles sensíveis.
O primeiro sintoma de cinomose em cães, geralmente é uma secreção nos olhos, seguida de febre, perda de apetite e secreção nasal clara. A maioria dos cães desenvolve febre aproximadamente de 3 a 6 dias após a infecção, mas os sintomas iniciais dependem da gravidade do caso e de como o paciente reage a ele.
Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.
O focinho de um cão muda naturalmente de úmido e frio para quente e seco várias vezes ao longo do dia. Na maioria das vezes, um focinho de cão seco é um fenômeno físico completamente normal.
O tratamento pode ser feito pelo uso de uma pomada cicatrizante, e o pet deverá ficar longe da exposição solar por alguns dias. No entanto, em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser adotada. Em casos de picada de inseto, pode ser recomendado o uso de um corticoide, para diminuir o inchaço e as alergias.
Pode passar manteiga de cacau no focinho do cachorro?
“Nesses casos, pode-se passar manteiga de cacau, dessas que temos em casa mesmo, ou hidratante à base de aloe vera no focinho deles. Também é importante ficar atento para ver se eles estão ingerindo água adequadamente, a hidratação também ajuda a manter a saúde”, conclui a especialista.
Após a limpeza, aplique uma camada de vaselina ou hidratante, massageando suavemente, deixando o pet bem relaxado, para que esse cuidado se torne um momento de descontração para o cachorro.
Os primeiros sinais da doença são depressão, perda de apetite e febre, cerca de 1 a 2 dias depois começam os vómitos e a diarreia que progressivamente começa a conter cada vez mais sangue. Estes sintomas progridem muito rapidamente para desidratação e morte em animais severamente afectados.
Embora ela tenha uma fase com poucos sintomas, como a erliquiose, alguns dos rastros evidentes da doença do carrapato no cachorro são anemia, mucosas (gengiva, olhos e interior dos genitais) amarelas ou pálidas e insuficiência renal aguda, que causa sinais como pouca ou nenhuma urina e urina escura.
A cinomose se apresenta em fases, iniciando quase sempre pela fase digestiva (perda de apetite, vômito, diarréia), fase respiratória (pneumonia, secreção purulenta) e fase neurológica (encefalite, mioclonia, convulsões, ataxia).
O que passar no focinho do cachorro quando estiver ressecado?
No entanto, saiba que esse problema tem solução: o hidratante para nariz de cachorro da Pet Clean! Este produto trará muitos benefícios à região do nariz do pet.
Lembre-se de manter a água sempre fresca! Além disso, apostar em alguns alimentos também deve contribuir para aliviar o focinho ressecado do cachorro e hidratá-lo. Rações úmidas — aquelas de sachês, sabe? — e frutas ricas em água, como a melancia são boas apostar para potencializar a hidratação.
O focinho do pet pode ficar seco após algumas horas de sono, após ficar algum tempo no sol, pelo clima seco, por estar precisando beber água. É natural, o problema é quando o nariz seco vem acompanhado por outros sinais, aí sim, você deve se preocupar.
Depois de dormir durante muito tempo, é normal que o cachorro fique com focinho seco . O clima também é um quesito decisivo nessa hora: se o animal ficou muito tempo no sol, ou se a estação está muito seca, é comum que o nariz dele não fique molhado.
Pode ser ressecamento ou excesso de queratina, e as duas situações são tratáveis. No entanto, a segunda se torna mais preocupante se persistir por longo tempo a ponto de criar rachaduras.
Quais são os sintomas da cinomose? Também é preciso entender que os sintomas da cinomose são pouco específicos, comuns também em outras doenças. “Após a infecção, o cão pode apresentar corrimento nasal e ocular, perda de apetite, tosse e outros sintomas adversos”, enumera o Dr. Samuel.