Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral.
Três vértebras cervicais são atípicas. O atlas (C1) consiste em dois arcos (anterior e posterior) e contém duas massas laterais. As massas articulam com os côndilos occipitais do crânio, sustentando o seu peso.
Os atlas anatômicos constituem artefato fulcral para os estudos de anatomia humana; neles são exibidas não apenas representações do corpo, mas um modo específico de realizar sua leitura ao serem dispostos elementos gráficos para orientar e conduzir certa organização visual do corpo humano.
O atlas tem um grosso arco anterior e um fino arco posterior com duas massas proeminentes. O axis está assentado abaixo do atlas e tem um botão ósseo denominado de processo odontoide que se projeta através do buraco no atlas. É este o mecanismo que permite à cabeça girar de lado a lado.
É um conjunto de mapas de um determinado lugar ou região. Um atlas geográfico é definido como um conjunto mapas. Podem ser mapas da Terra, de um ou mais países, de uma região e até mesmo de um município ou cidade.
Um atlas, por definição, é um conjunto de mapas ou cartas geográficas. Entretanto, o termo também se aplica a um conjunto de dados sistematicamente organizados sobre determinado assunto e que servem de referência para a construção de informações de acordo com a necessidade do usuário.
Etimologia. O seu nome deriva de Atlas, titã punido por Zeus a carregar eternamente a Terra em suas costas. Originalmente, Mercator usou a palavra Atlas em honra do lendário Rei Atlas da Mauritânia romana.
a) Formato e volume: os Atlas podem ser impressos ou eletrônicos (CD-ROM, DVD, WWW), e em relação ao volume, de mesa ou de bolso; b) Cobertura espacial: um Atlas apresenta uma área definida espacial e tematicamente. A área espacial é uma cidade, região, país ou continente, por exemplo.
O Atlas do Corpo Humano foi concebido para você, que é interessado(a) em anatomia do corpo humano. Trata-se de um excelente material educativo de apoio, dirigido ao Ensino Fundamental e perfeitamente adequado a todas as faixas etárias.
Netter. O Atlas de Netter possui diversas imagens radiológicas, endoscópicas e laparoscópicas contando, ainda, com descrições de especialistas em cirurgias. ...
Onde posso adquirir o Atlas Geográfico Escolar? Você pode fazer o download gratutito na biblioteca e na loja do IBGE ou comprar o Atlas Geográfico Escolar na loja do IBGE.
Os atlas anatômicos constituem artefato fulcral para os estudos de anatomia humana; neles são exibidas não apenas representações do corpo, mas um modo específico de realizar sua leitura ao serem dispostos elementos gráficos para orientar e conduzir certa organização visual do corpo humano.
Qual é a principal característica da cadeia do Atlas?
Na porção noroeste, entre Marrocos, Argélia e Tunísia está a Cadeia do Atlas, um conjunto montanhoso que possui aproximadamente 2,5 mil quilômetros de extensão, com altitudes de mais de 4.000 metros. Sua localização entre as águas do Atlântico, Mediterrâneo e o Saara contribui para a formação de áreas secas.
Por conhecer o caminho das terras distantes, na cartografia passou a representar a coleção de mapas da Terra. E por ter sustentado o céu, deu-se o nome de Atlas à primeira vértebra da coluna cervical - uma referência ao peso gigantesco a que fora condenado a suportar.
A palavra "Atlas" é derivada do grego antigo "Ἄτλας," que se refere a um titã grego da mitologia que foi condenado a carregar o céu em seus ombros por toda a eternidade.
Ele serve como uma ferramenta de consulta e pesquisa, permitindo a obtenção de informações sobre países, continentes, cidades, relevo, clima, população, entre outros aspectos. Para utilizar um Atlas Geográfico, é necessário conhecer a estrutura da obra e saber como localizar as informações desejadas.
Por ter sustentado o peso do céu em suas costas e ombros, a 1ª vértebra da coluna cervical é denominada Atlas em referência ao enorme peso que essa figura mitológica foi obrigada a suportar.
Segundo as leis da física de Isaac Newton (1643-1727), o planeta é redondo por causa da ação da força da gravidade. Essa força nos mantém sobre o chão, pois ela "puxa" tudo em direção ao centro do planeta, onde está o seu campo magnético. Quanto maior a massa de um corpo, maior é a força da gravidade.
A palavra atlas tem diversas origens sendo uma delas a mitologia grega, com o titã Atlas que teria liderado as batalhas de Cronos e dos Titãs contra os deuses do Olimpo. O ato enfureceu o todo poderoso Zeus que o castigou obrigando-a carregar o mundo em suas costas por toda a eternidade.
O Atlas orienta a sociedade civil e o setor privado em suas ações voltadas ao desenvolvimento social no país, incluindo a alocação de recursos e a definição do público-alvo de suas iniciativas.