Chama-se simonia a conduta de quem obtém um cargo ou função eclesiástica por meios escusos, mediante pagamento em dinheiro ou em troca de favores políticos.
Simonia é o ato de vender favores divinos, bênçãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, etc. em troca de dinheiro.
As simonias são definidas como o ato de vender favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, relíquias sagradas e concessão de privilégios nos meios eclesiásticos.
Além disso, Lutero era crítico de outras práticas, como a simonia, isto é, a venda de cargos e funções eclesiásticas. Lutero entendia que essas ações da Igreja Católica iam contra o seu entendimento da fé cristã, porque ele não acreditava na ideia de que a salvação acontecia mediante obras, mas pela fé.
Indulgência é a remissão da pena do pecado quanto à culpa, ou seja, quem recebe a indulgência não precisa se mortificar para reparar o pecado cometido. Simonia é a venda de objetos ou cargos sagrados, em vista de ganho ou lucro.
simonia.] s. f. || tráfico criminoso de. coisas santas, como, por exemplo, dos sacramentos, dignidades, benefícios eclesiásticos, etc.; venda de coisas sagradas: Se não tolerar o desacato, nem a vil afronta do ímpio, nem o sarcasmo do judeu e do protestante, nem a simonia do falso e pérfido...
No início da Igreja, especialmente a partir do século III, as autoridades eclesiásticas concediam aos cristãos indulgências para reduzir as penitências muito longas e severas. No século VI os participantes do Concílio de Borgonha substituíram para a prática de graves penitências canônicas por penitências mais leves.
Chama-se simonia a conduta de quem obtém um cargo ou função eclesiástica por meios escusos, mediante pagamento em dinheiro ou em troca de favores políticos. Mais extensamente, aplica-se a palavra à venda de sacramentos, absolvições ou objetos sagrados.
Qual a relação da simonia e indulgência com as motivações da reforma?
Sua indignação era reforçada pelo fato de que o papa Leão X havia oferecido indulgências para todos que contribuíssem financeiramente para a construção da Basílica de São Pedro. Lutero também criticava a venda de cargos eclesiásticos e a venda de relíquias sagradas, ambas conhecidas como simonia.
O principal elemento que motivou a discordância de Lutero em relação à Igreja Católica, além das questões envolvendo a doutrina religiosa e a interpretação da Bíblia, foram as indulgências. Considera-se que a divulgação das 95 teses tenha dado início ao luteranismo, e inúmeras mudanças aconteceram depois disso.
Simony inicia nova fase em tratamento contra câncer no intestino; 'Ela está animada e positiva', diz médico. Cantora revelou que foi diagnosticada com a doença em agosto de 2022.
Qual o fator que levou Lutero a se voltar contra a Igreja Católica?
"Ele queria, na verdade, fazer uma reforma em que, na cabeça dele, seria um melhoramento [da Igreja Católica]. Lutero não queria criar uma nova igreja, suas 95 teses foram movidas pelo grande amor que ele tinha à Igreja Católica." Na época, Lutero já era um religioso renomado, com respeitável carreira acadêmica.
Indulgências e simonia representam práticas distintas dentro da Igreja Católica. As indulgências, embora controversas, visavam a redenção da alma, enquanto a simonia configura-se como um pecado grave que envolve a mercantilização da fé.
Em suas 95 teses, Lutero questiona e critica a extensão do poder do Papa, manifestando-se contra o comércio de indulgências, desencadeando questões de alcance religioso e intelectual, que se refletiram nos modos de ser e pensar do homem moderno.
A simonia é definida como a compra ou a venda de realidades espirituais. A Simão, o mago, que queria comprar o poder espiritual que via em ação nos Apóstolos, Pedro responde: “Pereça o teu dinheiro, e tu com ele, porque julgaste poder comprar com dinheiro o dom de Deus.”
Em 1517, Martinho Lutero, um monge professor da Universidade de Wittenberg, na região oeste da atual Alemanha, contestou uma das principais práticas da Igreja Católica na época: a venda de indulgências. A indulgência era um perdão que a Igreja oferecia às pessoas que se arrependiam de seus pecados.
No início do século XVI, o monge alemão Martinho Lutero, abraçando as ideias dos pré-reformadores, proferiu três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517. Em 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Catedral de Wittenberg, com um convite aberto a uma disputa escolástica sobre elas.
Martinho Lutero. Lutero (1483-1546) era monge agostiniano e doutor em teologia alemã. A partir de suas ideias, surgiu a Igreja Luterana, que até hoje mantêm sua força na Alemanha e em lugares de colônia alemã, até mesmo no Brasil.
Resposta: Lutero não foi queimado na fogueira de inquisição porque tinha um protetor. Explicação: o príncipe eleito da Saxônia, Frederico 3° (1483-1525), mandou capturá-lo e passou a abrigá-lo como hóspede no castelo de Wartburg.
Por que Lutero era contra a venda de indulgências?
Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados.
1) Simonia é o ato de vender favores divinos, bênçãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, etc. em troca de dinheiro.